BOA NOITE: Chega de Teologia pela metade!


Para ajudar de fato quem freqüenta os seus cultos, a igreja precisará produzir uma teologia que tenha conexão com a vida. Pois sem estar ligada ao dia a dia, a teologia é incompleta. E teologia pela metade não ajuda ninguém.

O Deus da Bíblia sempre desejou relacionar-se conosco. Qualquer produção teológica que não aproxima as verdades divinas dos enigmas humanos, que só define, explica e argumenta em torno da pessoa de Deus, ignorando o interior e o entorno do ser humano, é apenas meia teologia.

Para ser completa, a teologia precisa chegar às ruas, deve ter suas verdades aplicadas à vida das pessoas. O pastor e escritor canadense Paul Stevens estava correto quando disse que A idéia de ligar o pensamento à ação, associar fé e vida, unir doutrina com prática ética, a idéia de que a verdade envolve o amor a Deus e ao próximo é tão fundamental que a única teologia verdadeiramente cristã é aquela que é aplicada.” 

Ou seja, a teologia só tem sentido quando faz sentido para as pessoas que saem de suas casas, a cada semana, se dirigem a uma igreja, na esperança de que receberão ajuda verdadeira,  algo que venha de Deus e chegue a elas já traduzidas em lições que possam ser praticadas na família, no trabalho, nos relacionamentos. Algo que se torne o tema do bate-papo em casa, nas praças, nas ruas; que possa mesmo melhorar suas vidas.

Ninguém suporta mais Teologia pela metade. Todos buscam alimento para suas vidas.

Com uma teologia inteira a igreja, que somos nós, ajuda de fato as pessoas.

Boa Noite!
Lécio Dornas