O QUE É IGREJA? (Oswaldo Jacob)


A palavra ‘Igreja’ vem do grego eklesía que significa ‘assembleia, congregação; uma assembleia do povo convocada no lugar público do conselho para fins de deliberação; uma assembleia de cristãos reunidos para culto, uma companhia de cristãos, ou daqueles que, tendo em Jesus Cristo sua esperança de salvação eterna, observam seus próprios ritos religiosos, realizam suas próprias reuniões religiosas e dirigem seus próprios afazeres de acordo com o regulamento prescrito pelo corpo, visando boa ordem. Também, “o inteiro corpo de cristãos espalhados através do mundo; coletivamente, todos quantos adoram e honram a Deus e a Cristo; o nome é transferido para a assembleia dos cristãos fiéis que já morreram e foram recebidos no céu” (Thayer).
    A Igreja foi fundada por Jesus Cristo. Diz o bispo Ryle: “A Igreja que Jesus prometeu edificar sobre a rocha é ‘a bem-aventurada companhia de todos os fiéis’. Não se trata da igreja organizada e visível em qualquer nação, estado ou localidade. Pelo contrário, a igreja é um corpo, formado por crentes de todas as épocas, povos e línguas. Ela é composta por todos quantos foram lavados no sangue de Cristo, que foram revestidos da justiça de Cristo, renovados pelo Espírito de Cristo, unidos a Cristo pela fé, sendo epístolas vivas de Cristo. É uma igreja onde todos os membros são batizados no Espírito Santo, sendo real e verdadeiramente santos. Essa igreja forma um corpo. Os que a ela pertencem estão unidos em atitudes e pensamentos, defendem as mesmas verdades e crêem nas mesmas doutrinas básicas da salvação. A igreja tem apenas uma Cabeça que é o próprio Senhor Jesus Cristo (Cl 1.18)”.
    A longa e dolorosa história da Igreja é a história de pessoas que, vez após vez, foram tentadas a escolher o poder no lugar do amor, a controlar ao invés de aceitar a cruz, a ser líder ao invés de ser liderado. Aqueles que resistiram a essas tentações até o fim, dando-nos assim a esperança de fazer o mesmo, são os verdadeiros santos… Deus está onde somos fracos, vulneráveis, pequenos e dependentes. Deus está onde estão os pobres, os famintos, os deficientes, os doentes mentais, os idosos, os incapacitados. Como podemos conhecer Deus quando nosso foco está em outro lugar, no sucesso, influencia e poder? Creio cada vez mais que nossa lealdade dependerá de nossa prontidão para ir aonde há fratura, solidão, carência humana. Se a Igreja tem um futuro, é um futuro com os pobres, seja de que forma for. (Nouwen)
    Você e eu fazemos parte desta Igreja maravilhosa. Igreja que é organismo, corpo vivo de Cristo (1 Co 12.12-27). A Igreja no mundo, mas que não pertence ao mundo. Que invade o mundo com a mensagem do evangelho, mas não é invadida por ele. A nossa Declaração Doutrinária diz: “Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É neste sentido que a palavra ‘igreja’ é empregada no maior numero de vezes nos livros do Novo Testamento (Mt 18.17; At 5.11; 20.17,28; 1 Co 4.17; 1 Tm 3.5; 3 João 9; 1 Co 1.2,10). As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (Mt 18.15-17).
    Orlando Costas, faz uma análise muito interessante da Igreja a partir do novo testamento: Os Evangelhos apresentam Cristo como o seu fundamento, ‘o fundamento de uma nova fase na história do povo de Deus’; em Atos, a sua completa dependência da Pessoa e ministério do Espírito Santo para testificar eficazmente (1.8); em Romanos e Gálatas, ela se define como ‘o Israel de Deus’ (Rm 9.5; Gl 6.16); em Efésios, ela é universal, formada pelos ‘santos e fiéis em Cristo Jesus’ (1.1); em 1 Corintios, Paulo descreve a igreja como ‘a Igreja de Deus’, ‘os chamados a ser santos’, os chamados à comunhão com Jesus Cristo’, ‘os que se salvam’ e ‘os crentes’; nas epístolas de João, a Igreja vive a comunhão. Seus membros são filhos de Deus (1 João 3.1,2); em Hebreus, a igreja é uma sociedade divino-humana. Seus membros são os filhos de Deus (12.4-7). Chamada de ‘cidade de Deus’ (12.22); para Pedro, a Igreja é a casa espiritual, povo escolhido, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva de Deus; em Apocalipse, a igreja se apresenta em sua consumação. É um reino de reis e sacerdotes que servem a Deus dia e noite (1.6; 5.9,10; 20.6). Sobretudo, a igreja é a noiva que contrai matrimonio com o Cordeiro (19.7; 21.2; 22.17). A Igreja é uma comunhão exuberante.     
    É relevante sabermos que “há nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do Reino de Deus. O relacionamento com outras atividades, quer sejam de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou comprometimento de lealdade a Cristo e Sua Palavra. Cada igreja é um templo do Espírito Santo (At 13.1-3; Tt 1.5-9; 1 Co 3.16,17; 1 Pe 5.1-4). A unidade da Igreja é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do Reino de Deus (Mt 16.18; Cl 1.18; Ef 3.8-11; Ap 21.2,3). A igreja, portanto, existe para adorar (João 4.24); para aprender a Palavra e crescer na graça e no conhecimento de Cristo (2 Pe 3.18); para comunhão fraternal entre os seus membros (At 2.37-47); para servir à semelhança de Jesus (Mt 20.28) e testemunhar ao mundo a fé na suficiência de Cristo, o Senhor (At 4.19,20). Nós somos a Igreja do Senhor Jesus Cristo!