BOA NOITE: Por que você faz o bem? (Lécio Dornas)

alt
Ajudar alguém porque dele recebeu, outrora, ajuda; é retribuição. Fazê-lo como garantia, na probabilidade de necessitar de um retorno no futuro; é investimento. Hipocrisia seria fazê-lo apenas para que outros saibam e, assim, o elogiem.  Ajudar alguém só para ser socialmente aceito seria egoísmo.

Mas fazer o bem simplesmente para que o outro seja abençoado, protegido de algum perigo ou de sofrer algum dano; ou mesmo para que o outro supere uma limitação ou deficiência e, portanto, seja preservado de críticas ou vergonha; a isso sim, chamamos Cristianismo.

Para o cristão fazer o bem, basta que saiba (Tg. 4.17). Ao fazê-lo, agrega utilidade à vida (Tt. 3.14), agrada a Deus (Hb. 13.16), diminui a chance de ser alvo do mal (1 Pe. 3.13) e, se vier a sofrer por isso, sabe, que seria pior sofrer por fazer o mal (1 Pe. 3.19). Por fim, ao fazer o bem, o cristão revela a quem pertence ( 3 Jo 11).

Só tem uma coisa: Quando uma pessoa faz o bem por retribuição, investimento, hipocrisia ou egoísmo, o resultado é tanto óbvio quanto previsível. Mas quando um cristão faz o bem, os desdobramentos são imprevisíveis, até inimagináveis. Pode ser que jamais venha saber se o que fez reverberou como esperava. Foi assim com Jesus.

Os nubentes de Caná tiveram vinho novo em sua festa de casamento, e como viveram depois? Na Casa de Zaqueu veio salvação, o que aconteceu com ele após Jesus partir? A mulher que vivia encurvada,voltou para casa curada e dando glória a Deus, seguiu a Jesus a partir daí? Lázaro saiu do túmulo, participou de uma refeição com Jesus e fez o que de sua vida? À mulher apanhada em adultério Jesus mandou ir, aconselhando-a a não pecar mais, ela seguiu o conselho? Aquele jovem rico que ficou triste depois de ouvir o Mestre, vendeu tudo o que tinha e deu aos pobres? E Nicodemos, aceitou o apelo e passou pelo novo nascimento? A lista seria grande, mas a resposta é clara: Nós não temos a menor idéia! O pão foi lançado sobre as águas…

Jesus apenas fez o bem. Sigamos o seu exemplo.

BOA NOITE!
Lécio Dornas