SÉRIE: FÉ PARA HOJE — A REALIDADE DA SALVAÇÃO (Oswaldo Jacob)


Paulo faz uma belíssima afirmação: “Pela graça sois salvos por meio da fé…” (Ef 2.8). A salvação não é mérito humano, mas presente de Deus. ‘Preciso, mas não mereço’. Se no Éden, pelo pecado de nossos pais, morremos; no calvário, pela obra de Cristo, vivemos: “Portanto, assim como por uma só transgressão veio o julgamento sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que produz vida” (Rm 5.18). O fato de Deus estar em Cristo nos garante, pela nossa resposta positiva, a salvação. O Cristo perfeito é o Salvador perfeito, que nos garante a perfeita salvação. A salvação, portanto, não é uma utopia, mas uma realidade consumada. Paulo, escrevendo a Tito, declara esta realidade (2.11-14). Há três tempos na salvação: Fui salvo (conversão, regeneração ou novo nascimento); estou sendo salvo (santificação) e serei salvo (glorificação). Recebemos a natureza divina, crescemos nesta natureza e a teremos para sempre, no céu, sem interferências da carne.
        “O vocábulo salvação tem vários significados na Bíblia. É substantivo que veio do  verbo grego, e na Septuaginta se usa para traduzir palavras hebraicas que significam salvar, guardar isento e são, livrar de perigo ou destruição. É o antônimo de apollumi, que significa destruir, de onde nos vem o nome Apolliom, um dos nomes de Satanás (Ap 9.11). No Novo Testamento, algumas vezes, se emprega essa palavra com o sentido de salvar ou livrar de perigo ou destruição (Mt 8.25; 14.30; 24.22; Atos 27.20,31; 1 Pe 4.18). Também é empregada para indicar cura (Mt 9.22), tanto física como espiritual (Lc 7.50). O maior uso desse verbo é para tornar alguém participante, da salvação oferecida por Cristo (Mt 19.25; João 3.17). A forma nominal do hebraico tem a ideia geral de segurança ou sossego ou tranquilidade (Ex 14.13; 2 Sm 22.51); enquanto a forma grega denota segurança ou saúde (Lc 1.69ss). Duas diferentes palavras gregas pedem nota especial: Soterios, diz respeito àquele que traz salvação (Tito 2.11 cf. Lc 2.30; At 28.28). Soteria e soterion, as formas mas largamente usadas, têm significação variada com o emprego da raiz verbal sozo. É empregada bastante vezes para expressar salvação no sentido espiritual (Lc 19.9; João 4.22; Rm 10.10)”. ¹
        No espectro da salvação temos a sua tríplice natureza: Salvação instantânea (um ato); a salvação continua (processo) e a salvação ulterior (consumação, no céu), numa outra dimensão. “A salvação instantânea (fui salvo) tem a ver com a redenção do pecado (At 2.21; 16.31; Rm 10.10). Trazendo a ideia de livramento da pena do pecado, essa experiência sobrevém imediatamente à confiança que o individuo deposita em Jesus, como seu Salvador pessoal. É sinônimo de nascer de novo (João 3.3-7); de matricular-se, ou entrar na escola de Jesus (Mt 11.29); de matrimônio espiritual (João 3.29); ou de adoção na família de Deus (Rm 8.15-23). Chamamos também de regeneração, que é o ato inicial da salvação. A justificação, que ocorre simultaneamente com a regeneração o homem, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absolve, no perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e de correção diante dos homens (Is 53.11; Rm 8.33). Essa graça é concedida não por causa de quaisquer obras meritórias praticadas pelo homem, mas por meio de sua fé em Cristo ( Rm 5.1; At 13.39). A salvação continua (estou sendo salvo). Trata-se da figura do crescimento na graça, no conhecimento e no serviço de Cristo e para Cristo (2 Pe 3.18; Fil 2.12; Hebreus (toda a carta) e 2 Co 1.6). A esta salvação continua chamamos de santificação, no que crescemos na semelhança de Cristo, nosso Senhor. É o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita (João 17.17; 1 Ts 5.23). A vida santificada pelo Espírito é uma vida dedicada ao Senhor e ao próximo (Rm 12.1,2; 2 Co 7.1). A salvação ulterior (serei salvo ou a glorificação), trata-se aqui da culminação derradeira do processo redentor, ou do total dos benefícios e bênçãos no céu, que será a herança de todos os remidos, consoante à fidelidade com que serviram a Cristo (Rm 13.11; 1 Ts 5.9; Hb 9.28; Ap 12.10)”. Esta glorificação é o ponto culminante da obra da salvação (Rm 8.30). É o estado final, permanente, da felicidade dos que são redimidos pelo sangue de Cristo (1 Co 13.12; Ap 21.3,4). ²
    O salvo tem prazer na Lei de Deus e nela medita dia e noite. Tem plena satisfação na comunhão com o Pai pela mediação do Filho. Ele busca ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). Ele tem alegria em participar da comunhão dos santos, na Igreja. A Bíblia é o seu livro-texto. A oração é o seu estilo de vida e também o seu deleite. O salvo – o cristão genuíno –, tem satisfação em servir ao Senhor com profunda alegria e apresentar-se a Ele com cântico (Sl 100.1,2). A sua palavra é poderosa pelo Espírito, a sua vida uma inspiração e o seu testemunho revela Cristo. Aquele que foi salvo por Cristo sabe que é sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Tem consciência da Grande Comissão deixada por Jesus (Mt 28.18-20). O seu gozo é contribuir de acordo com a Palavra visando a expansão do evangelho de Jesus a todo o mundo a partir do seu contexto. O salvo é aquele que pôs a mão no arado e não olha para trás. Segue e serve a Cristo com alegria e singeleza de coração. Discipula as pessoas utilizando os ensinos de Jesus. O salvo tem a certeza da vida eterna (1 João 5.13). Ele sabe, crê e entende perfeitamente que está aqui como peregrino em direção à Pátria celestial. Não teme a morte, pois nada o separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o Senhor (Rm 8.38,39). A sua segurança está na obra suficiente de Cristo na cruz e na ressurreição. Ele morreu com Cristo, ressuscitou com Ele para viver a Sua vida aqui neste mundo. Ele aguarda o precioso dia em que o Senhor o convocará para estar com Ele para sempre. Eis aí as certezas do salvo, daquele que experimentou a realidade da salvação da parte de Deus Pai, pela mediação de Cristo Jesus e pelo poder do Espírito Santo.

1 – Herschell, Hobbs – Os Fundamentos de Nossa Fé (Juerp)        2 – Declaração Doutrinária da CBB (JMN).