BOA NOITE: Eu acredito no anjo da guarda! (Lécio Dornas)

alt
Nada a ver com a tradição católica nascida na Espanha no século V. Tampouco com o  ato do papa Clemente X, em 1670, fixando o dia 2 de Outubro como o dia do anjo da guarda de cada pessoa.

Minha crença nasce na Palavra de Deus, em textos como Êxodo 23.20-26, um dos mais lindos e tocantes de toda a Bíblia. Deus diz claramente que mandaria o anjo dele para guardar (proteger) o seu povo. O anjo era a representação do próprio Deus junto à peregrinação do Seu povo.

O impacto da presença e ação do anjo do Senhor na vida do povo seria profundo e determinante. Uma vez seguindo e obedecendo a direção do anjo, sem rebeldia, o povo seria protegido, guiado e vitorioso no embate contra os inimigos. Ouvindo a voz do anjo do Senhor o povo não se deixaria contaminar pela idolatria dos outros povos, acabaria com a sua própria, se tornaria adorador exclusivamente de Deus e colheria como resultado, bênção, suprimento, cura, livramento de infortúnios e, pasmem! Longevidade!

Minha crença cresce a partir de textos como Salmos 91.11,12, onde o salmista registra que Deus mandará os anjos para guardar, acompanhar, sustentar e livrar o seu povo durante sua caminhada histórica.

Minha crença se consolida ao constatar, na minha história de vida, Deus cumprindo sua palavra e mandando anjos para cuidarem de mim. Anjos de carne e osso, alguns que se tornaram bem próximos, se fizeram amigos; outros que só conheço pelo que escreveram, mas que igualmente cuidam de mim.

Num dia de profundo sofrer, Deus mandou anjos que cantaram a canção que ficará prá sempre gravada no meu coração. Naquele dia, sem dúvida, Deus deu ordens e seus anjos vieram até onde eu estava… Ainda hoje posso fechar os olhos e ouvir esses anjos de carne e osso, entoando a suave e penetrante canção, em harmonia doce e balsâmica:

“Se um dia eu sentir tão triste solidão, e as lágrimas deste olhar, rolarem pelo chão. Se um dia eu quiser fugir pra me esconder de todo o sofrimento que aperta o coração. E na escuridão da noite, o profundo abismo descer ou no mais alto dos montes subir pra me esconder. Ali então eu sei que vou encontrar o consolo que vai enxugar o meu rosto e trazer-me de volta amanhecer. Porque eu sei, que anjos de Deus são mandados pra me ajudar. E em qualquer lugar em que eu possa estar Jesus Cristo vai me segurar.”

Minha crença se firma, por fim, na certeza do cumprimento, em minha própria vida e na vida do povo que pastoreio, da promessa de Deus: O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo.” (Sl 34.7).

BOA NOITE!
Lécio Dornas