BOA NOITE: A importância da bandeja (Lécio Dornas)

O conselho de Provérbios 25.11  “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” tem importância estratégica quando o assunto for avaliar ou criticar.
Impossível negar ou negligenciar a utilidade e a importância da crítica como instrumento de avaliação, indispensável para o progresso de todos os segmentos da vida e da sociedade.
Aquele que vai criticar ou emitir juízo, no entanto, precisa refletir sobre duas condições de grande relevância, antes fazê-ló, quais sejam o quando e o como.
A ideia do texto de Provérbios é a de um desenho bem feito em uma salva, ou bandeja, de prata.
A analogia ensina que uma obra de arte, para ser valorizada e bem apreciada, não pode descuidar ou desconsiderar o recipiente  que servirá de base ou plataforma para recebê-lá.   Da mesma forma a crítica ou a avaliação, para serem  bem recebidas e lograrem o êxito de seu propósito, precisam ser pronunciadas na hora e da maneira corretas.
Assim entendemos que não é suficiente que a crítica ou o pronunciamento de juízo de valor sejam procedentes, é fundamental que sejam emitidos de forma tempestiva e agradável, como um lindo desenho numa bandeja de prata.
Da mesma forma devemos agir com a autocrítica; pois precisamos considerar o nosso momento de vida sermos gentis conosco, ao autocritiarmo-nos.

Boa Noite!
Lécio Dornas