FÉ, ESPERANÇA E CORAGEM (Richard José Vasques)

altFÉ, ESPERANÇA E CORAGEM

(Richard José Vasques)

 

Creio que já compartilhei com vocês que recebi uma mensagem do Haggai Institute diretamente da Ilha de Maui no Havaí (USA), com foco em oração, onde uma das frases dizia o seguinte: “Ore para que todos nós olhemos para o futuro com fé, esperança e coragem.” Muitas frases importantes estavam lá, mas essa me impactou, pois me colocou dentro dela. Note que você também está incluído nessa frase (todos nós). Desde então ela ficou e está presente em minha mente.

 

Numa manhã, durante meu momento devocional, comecei a me lembrar de alguns versículos e fui buscá-los na minha Bíblia. Depois de identificá-los e lê-los, tentei colocá-los em uma ordem. Creio até que pensei que essa seria uma ordem lógica, apesar de cada versículo falar por si só, pois é parte da Palavra de Deus, que não volta vazia e atinge o propósito para o qual foi enviada (Isaías 55.11). Então decidi apresentar essa sequência para sua análise e meditação. Vamos lá então. Não se esqueça que estamos pensando na sequência do título desse artigo: fé, esperança e coragem.

 

1.     “Onde está a sua , perguntou ele (Jesus) aos seus discípulos.” (Lucas 8.25a)

2.     O que é fé? “Ora, a é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11.1)

3.     Por que crer e esperar aquilo que não vemos? “Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1.37)

4.     Mas o versículo diz que nada é impossível para Deus, não para nós! Então veja esse: “Disse Jesus: Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9.23b)

5.     Você crê? Então é preciso ser firme na relação com Deus, orando sempre. “Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.” (Lucas 18.1)

6.     Mas será que se eu orar, realmente vai dar certo? Vale à pena orar? “E Jesus disse a Tomé: Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia.” (João 20.27)

7.     Fé, esperança e coragem.

8.     “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.9b). Já pensou nisso? O Senhor contigo, onde você andar?

9.     Mas isso não é invenção nossa, foi o próprio Senhor Jesus que disse: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20b). Que privilégio.

10.  Creia e usufrua você também desse privilégio, ter o Senhor Jesus ao seu lado sempre, em toda e qualquer situação. Note bem, em toda e qualquer situação. Quando você for dizer alguma coisa, praticar alguma ação ou entrar em algum lugar, você pode perguntar: “Jesus estará comigo também nesse momento?” Lembre-se que ele é Deus, é puro, e não participa de situações impuras.

 

Fica então aqui a minha sugestão para que você analise e medite nesses pontos. Achei muito interessante como eles se encaixaram. Foi dessa forma que Deus os apresentou a mim. Espero e desejo que eles sejam úteis para você também. Apesar de ser simples, requer grande exercício de nossa parte. Como sempre digo, começando em mim. Exercício contínuo. Assim é a vida cristã. Percebe que acomodação parece ser uma palavra que não deveria pertencer ao nosso dicionário?

 

Quando falamos em qualidade, estamos falando em melhoria contínua. Melhorar sempre, não parar. O ciclo é contínuo, começa e não para, não termina. Assim é com a vida cristã, desafios e mais desafios para nosso aprimoramento pessoal e espiritual, a fim de que possamos servir melhor nossos semelhantes.

 

Em relação ao serviço, Jesus disse assim: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45). Na verdade ele veio para resgatar todos nós, aqueles que nele crerem. Aí a gente volta lá para o primeiro ponto de novo (onde está a sua fé?) e rodamos o ciclo outra vez, e outra vez, e outra vez. Grande abraço, boa semana.

 

E-mail: rjv@uol.com.br    Website: www.rjv.com.br