Solução de Problemas (Richard José Vasques)

altSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

(Richard José Vasques)

 

No mundo corporativo, como gosta de dizer o meu amigo, Engº Eduardo Gomes, temos algumas metodologias para a solução de problemas nas organizações. Um dos métodos bastante conhecido é o chamado MASP (Metodologia para Análise e Solução de Problemas), composto de 8 passos, o qual dá diretrizes para que as pessoas identifiquem, analisem e tomem ações sobre as causas que estão levando à ocorrência de determinado problema. É uma forma de se estudar a relação causa x efeito.

 

Outro método, mais sofisticado, que usa ferramentas estatísticas mais apuradas e às vezes complexas, é o chamado Six Sigma (Seis Sigma). Para a aplicação desse método, profissionais são treinados nessas técnicas estatísticas e no uso de softwares apropriados para a coleta e análise de dados, a fim de, a partir dessas conclusões, proporem as soluções mais adequadas para cada tipo de problema. Os profissionais são classificados por nível. Existem os “green-belts” (faixas-verde), os “black-belts” (faixas-preta) e os “master black-belts” (faixas-preta master). Há os que falam também nos “white-belts” (faixas-branca).

 

Dá pra perceber que há um clima de luta contra os problemas, daí você ter pessoas preparadas e preparadíssimas para poder aplicar o método. De forma geral eles sempre encontram uma solução. Às vezes o retorno é muito bom, e às vezes nem tanto, considerando o “tamanho” do esforço despendido. Mas até aqui estamos falando de problemas organizacionais. E com relação aos nossos problemas pessoais, como devemos proceder? Até dá para aplicar os conceitos desses métodos, pois eles têm uma seqüência lógica, porém voltada para o lado técnico das coisas.

 

Lendo os editoriais do Pr. Israel, fiz uma síntese de como ele sugere que devamos proceder para a solução dos nossos problemas vivenciais. Aí vai então esse resumo: “Eis como devemos resolver nossos problemas: orando. Precisamos confiar a Deus as nossas causas, sejam elas quais forem. Saiba que podemos abrir os nossos corações diante de Deus. Precisamos ter a coragem de entregar a Ele o destino dos nossos problemas. Ele dará um jeito neles, coisa que nós não sabemos fazer.”

 

Tenha esperança e fé para ver que “acabou o tempo do sofrimento” (o problema foi resolvido – Isaías 40.2). Para isso, ore àquele que reina eternamente, com poder para fazer hoje e amanhã, o que for bom para nós, apesar de muitas vezes não entendermos o porquê de certos acontecimentos.

 

Do Salmo 62, podemos destacar: Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Ele é a rocha que me salva e sustenta, não serei abalado. Ele é o nosso refúgio, confiem nele em todos os momentos.” (v. 5-8).  Precisamos ainda, dizer como o Rei Davi: “Coloquei toda a minha esperança no Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.” Salmo 40.1

 

O hino “Se teu coração estiver em paz” diz para não desanimarmos, pois cada nuvem escura um arco-íris traz. É a mesma mensagem de “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5b), ou “depois da tempestade vem a bonança” (dito popular).

 

Passamos por apuros, por tempestades. Se atentarmos um pouquinho para a realidade, isso passa. Teremos depois um período de calmaria, e depois de tempestades novamente. É cíclico. É importante procurar se preparar para os momentos de tempestade. Geralmente não fazemos isso, logo o “tranco” é sempre maior. Precisamos aprender com esses momentos a tomarmos ações preventivas em nossas vidas.

 

Isso é confirmado por mais uma frase do Pr. Israel: “tenha em mente que o nosso sucesso é um presente de Deus, porque o normal da vida é a dificuldade. Já disseram que o ideograma chinês usado para dificuldade é o mesmo para oportunidade; então podemos concluir que as dificuldades são sempre oportunidades para melhoria. Não é algo simples, mas parece fazer sentido. Pense um pouco nisso.

 

Então, diante das dificuldades e necessidades que temos de resolver nossos problemas pessoais e profissionais, em menor ou maior escala, como iremos proceder? Usando somente o nosso conhecimento e as nossas forças? Penso que existem problemas onde nos sentimos totalmente impotentes, sem saber que tipo de ação a tomar. E aí como faremos? Para sua meditação. Boa semana.

 

E-mail: rjv@uol.com.br   Website: www.rjv.com.br