BOM DIA: A teologia pode matar, 7

O legalismo se tornou uma tentação muito abraçada, e tão massivamente que Jesus passou parte do seu tempo desconstruindo furiosamente o farisaísmo, cujos mestres ensinavam que nós nos tornamos mais aceitáveis para Deus obedecendo os seus mandamentos. Para eles, Jesus, então, desagradava ao Pai ao comer com pecadores (publicanos) e andar com pecadoras (prostitutas).
Para os legalistas (que raramente se assumem como tais  ), Deus é totalmente contra os prazeres e absolutamente a favor de regras e obrigações. Para os legalistas, todos os nossos problemas (como as doenças e os desempregos) advêm de nossos pecados.
Os legalistas se deliciam com as passagens que falam do "temor do Senhor" (27, na ARA, e 26, na ARC) ou "temor de Deus" (11, na ARA, e 6, na ARC), que imaginam ser "medo do Senhor". A expressão quer, melhor, dizer levar Deus a sério ou manter comunhão com Deus ou ter Deus no centro da vida. A tradução feita por Eugene Peterson para Provérbios 1.7 capta bem a essência da proposta bíblica: "Tudo começa com o Eterno — ele é a chave de tudo". (A MENSAGEM)
Deus não quer ter amizade (comunhão) com pessoas que tenham medo dele. Na verdade, não há medo entre amigos. Deus quer ter amizade com pessoas que o levem a sério e o amem.
Assim, felicidade e santidade andam juntas. Deus não está mais interessado numa coisa e menos em outra, porque elas não podem ser separada. Não podemos ser santos e infelizes ao mesmo tempo.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO