BOM DIA: A teologia pode matar, 9

Ensinam alguns que precisamos acreditar que Deus quer que sejamos saudáveis e ricos. Devemos reivindicar o que é nosso.
Deus nos abençoa necessariamente com coisas, como saúde, dinheiro, emprego, casa e carro. Afinal, o cristão nasceu para ser cabeça e não cauda, bastando-lhe apenas tomar posse da bênção. Ele precisa acreditar que aquilo que diz na oração é a vontade de Deus.
A mensagem de alguns púlpitos, reverberado nas vozes dos ouvintes, sugere, ao estilo dos amigos de Jó, que se a vida um cristão não está prosperando, é porque ele está em pecado, que lhe traz o castigo. De algum modo, sugere-se também, que se alguém está doente é porque não se acertou ainda com Deus. Afinal, doença não vem de Deus, mas do maligno. É infelizmente comum que pais, professoes destas correntes de teologia, retirem seus filhos dos hospitais para serem curados mediante a fé. Por esta razão, há hospitais que proíbem visitas dessas pessoas às alas dos enfermos nos domingos à tarde…
A maior dificuldade da graça, da verdadeira graça de Jesus abrigada nos Evangelhos, é a sua simplicidade. Sua irreprochável lógica é que não precisamos merecê-la.
O mundo é o mundo das trocas. Acabamos achando que o nosso relacionamento com Deus é também de troca. A chamada teologia da prosperidade, teologia pagã que sedutoramente reúne versículos bíblicos fora do seu significado pretendido, mata, porque reproduz a injustiça do sistema econômico predominante, que mata.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO