Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. (Josué 1:7)
Josué provavelmente estava passando por um momento muito difícil em sua vida. Após tantos anos Deus ter liderado o povo de Israel através do seu servo Moisés, surge o momento da nova liderança.
Podemos imaginar o peso da responsabilidade começando a pesar sobre os ombros de Josué. Quem sabe Josué não indagou em seu coração… Como será daqui em diante? Será que vou conseguir?
Mas antes que o medo pudesse lhe paralisar Josué teve uma certeza clara vinda de Deus para ele:
“Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.” (Josué 1:5-6)
Deus deu a Josué a certeza da conquista reiterando:
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. (Josué 1:9)
Conforme vivemos, muitos desafios nos são propostos no decorrer da vida ministerial e podemos ter pensamentos de dúvida e temor:
– “Será que vou conseguir?”
-” Não sei como vai ser daqui em diante…”
-“Deve haver outra pessoa melhor capacitada….”
Jesus disse que estaria conosco todos os dias até o fim dos tempos. Não desanime diante dos desafios, permita ser usado pelo Senhor. Deus certamente o abençoará com os recursos, com capacidade e sabedoria para realizar toda boa obra.