APRENDENDO A AGRADECER (Richard José Vasques)

altPr. Alcenir voltou do Haiti, onde participou de uma viagem missionária com o intuito de dar suporte às pessoas daquele país afetadas pelo terremoto que ocorreu dois anos atrás. No dia 12 de Janeiro eles fazem uma celebração à vida, exatamente no dia em que o terremoto aconteceu. As pessoas que viajaram com o Pr. Alcenir viram muitas igrejas superlotadas, transbordando de gente. As pessoas se penduravam nas janelas para poder participar dos cultos de gratidão a Deus.

 

Em todos esses lugares se ouvia muito a expressão francesa: mercí papá, cuja tradução é obrigado papai. Lembrei-me da palavra Aba, que em hebraico quer dizer paizinho, ou como diz o bebê que está começando a falar: “papá”. O bebê fala como eles em francês. Denota o carinho, a segurança, a busca do pai. O Haiti é um país que não tem energia elétrica, não tem água potável e tem muitas outras carências. Diante desse quadro, a pergunta que o Pr. Alcenir fez foi: “agradecer o que se falta tudo?”

 

Agradecer a vida, a oportunidade de continuar, clamar por esperança de dias melhores, a misericórdia de Deus, o amor de Deus, pois tudo o que temos e vemos aqui na Terra, aqui ficará. Os faraós do Egito eram embalsamados e colocados em suas pirâmides (tumbas) juntamente com alimentos e alguns de seus pertences com o intuito de que se acordassem tivessem o que comer e com o que se distrair. Veja só que coisa lamentável. É o apego às coisas terrenas. O apóstolo Paulo já nos orientou a buscarmos as coisas que são de cima, as coisas que permanecem não as temporárias (Colossenses 3.1).

 

No meio de tanta pobreza e de tanta carência, o sentimento de gratidão a Deus. Com certeza eu também faria a mesma pergunta que o Pr. Alcenir fez: “agradecer o que?” A Bíblia também nos orienta a darmos graças em tudo.

 

1 Tessolonicenses 5.18 diz assim nas versões Almeida Revista e Atualizada (ARA) e Nova Versão Internacional (NVI):

Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” ARA

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” NVI

 

E Efésios 5.20 diz assim:

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. ARA

Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. NVI

 

Sabemos que não é fácil fazer isso, mas eles estão fazendo.

 

Outro fato que me chamou a atenção nos últimos dias foi o de não ser precipitado. Ao olharmos para nossas dificuldades (nossas montanhas, problemas) muitas vezes tiramos conclusões precipitadas, que nos levam a realizar ações instantâneas, sem que meditemos nelas. Devido a isso tomamos decisões ruins. Em um texto de reflexão diária o autor disse assim: “não seja precipitado, pois a história ainda não acabou (não chegou ao final).” Vá com calma, tudo tem o seu tempo (é duro de encarar isso, mas é a verdade).

 

Não ser precipitado também quer dizer saber esperar. Outra definição difícil de praticar. Saber esperar. Queremos tudo para ontem, como esperar? O tempo de espera é um tempo de aprendizado, de amadurecimento, de experimentarmos coisas que talvez ainda não tivéssemos experimentado, de ver que mesmo em meio às tempestades nós sobrevivemos, e que as tempestades passam. Talvez uma pergunta que possamos fazer nesses momentos seja: “o que estou aprendendo”. As lições estão aí.

 

Dar graças em todas as circunstâncias, por tudo, por todas as coisas, constantemente. Sempre dar graças. Quero aprender com os haitianos a agradecer e diariamente. Vamos fazer esse exercício?

 

Mercí papá”. Boa semana.

 

E-mail   : rjv@rjv.com.br    Website: www.rjv.com.br