PARA LER E ENTENDER A BÍBLIA

Empolgado com tanta empolgada em ler toda a Bíblia, recordo algumas atenções essenciais:

1.    Escolha uma hora e um lugar para ler a Bíblica todo dia.
Quem fracassa não fracassa no desejo; fracassa na disciplina.
Quem triunfa não triunfa porque desejou, mas porque se disciplinou para realizar o seu desejo.
Se você realmente deseja ler a Bíblia toda, certa que ela é a carta de Deus para a sua vida, organize-se. Como o dia só tem 24 horas, não há como colocar mais nada dele, a menos que tire. O que você vai tirar? Talvez não dê para tirar do trabalho, mas pode ser que dê para tirar do sono ou da internet ou da televisão. Marque a sua opção.
Então, marque uma hora do dia. Pode ser antes de sair de casa (para os que trabalham fora) ou antes de começar as atividades do dia (para quem trabalha em casa). Pode ser no final do dia, se o corpo e a mente resistem a 15 minutos sem dormir. Cada um sabe de si, a menos que se engane.
Encontre um lugar adequado, para se assentar. Procure um lugar bem iluminado, para não forçar a visão. Separe um lugar mais silencioso, sobretudo para quem se distrai facilmente. Busque um lugar com acesso fácil a outras versões da Bíblia ou a dicionários, para o caso de alguma consulta.

2. Comece o tempo de leitura com uma oração.
Quando oramos, entramos na atmosfera de Deus e passamos a respirar o ar que ele respira. Orar antes de ler indica uma atitude de reverência diante dele e sua Palavra.
Orar evidencia que dependemos dele para entender e, sobretudo, para aplicar o que estamos lendo.
Ore para que Deus lhe fale através da Bíblia.

3. Aprofunde-se na leitura.
Ao ler, procure entender. Se há uma referência a um lugar, procure-o num mapa. Se o texto fala de uma pessoa, busque por esta pessoa em outras partes da Bíblia. Se a sua versão tem referências cruzadas (aqueles números ou letras que remetem para outros versículos da Palavra de Deus), leia-as. Se há uma palavra difícil (como redenção, propiciação, por exemplo), pesquise o significado.
Neste caminho, são muito úteis as Bíblias de Estudo. As três melhores em português são:
. Bíblia Anotada Expandida (editora Mundo Cristão)
. Bíblia de Estudo Genebra (Sociedade Bíblica do Brasil)
. Bíblia de Estudo NVI (editora Vida)
Se você lê a Bíblia a partir de um computador ou de um telefone ou tablete, sugiro que baixe diferentes versões. Há várias em português gratuitamente em <youversion.com> ou pagas em <olivetree.com>. Há excelentes mapas gratuitos em <biblemap.org> ou <bible.ca/maps>.

4. Compartilhe as descobertas que fez.
Faça parte de uma comunidade de leitores da Bíblia. Se não conhece nenhuma, crie uma. Se conhece uma, junte-se ela.
Tire com os companheiros de jornada as suas dívidas.
Troque com os companheiros as suas descobertas.