Comecei a pensar nesse assunto a partir dos resultados do time de futebol da minha cidade, o Guaratinguetá Futebol Ltda. Notaram o nome do time? É mesmo uma empresa. Empresa gosta de lucro, não é mesmo! Gosta tanto que busca sempre os melhores incentivos, onde quer que estes estejam. Devido a isso o nosso time (empresa) até mudou de cidade, mas já voltou. Quando o time está bem, o negócio é vencer, continuar vencendo. Quando o time está mal é preciso vencer para sair dessa situação. No fundo o pensamento está sempre nas vitórias, nos resultados.
Mas não dá pra ganhar sempre. Meu chefe no Centro Tecnológico da Marinha dizia que eu tinha que perder em alguma situação. Ele me lembrava sempre: “não dá pra ganhar todas”. Mas a gente não concorda com isso. No caso de vendas, também não ganhamos todas, não vendemos tudo que oferecemos, não fechamos todas as propostas que enviamos. Mas tem um detalhe: quanto mais propostas enviamos, mais produtos ou serviços oferecemos, mais você conseguimos mostrar com relação ao que fazemos, mais chances temos de gerar negócio, de obter resultado.
E quando os resultados não vêm? Como nos sentimos? Trabalhamos, elaboramos propostas, fazemos contatos, treinamos, nos capacitamos, tentamos entrosamento com a equipe, e o resultado não vem, ou melhor, o resultado positivo não vem. Vem a derrota. Como encará-la? Já viu jogador de futebol dando entrevista após uma derrota: “hoje não acertamos, agora vamos trabalhar duro para o próximo jogo, para alcançarmos a vitória. Essa derrota já está no passado.” Será que é assim mesmo? Daí eles treinam, jogam e perdem novamente. Dá pra dizer a mesma coisa novamente?
Tentei me colocar no lugar dos jogadores do nosso time. Lutaram o tempo todo, estavam vencendo, de repente a coisa “desandou” e perdemos mais uma. Como dar a volta por cima? Como colocar a cabeça no lugar? Como não se criticar mutuamente? Como um pode dar força para o outro? Como podem trabalhar juntos, usando todo o seu potencial sem sentir medo de perder novamente? Quanta interrogação! E você, como tem encarado os resultados não desejados em sua vida? Dá pra dar a volta por cima? O que precisa fazer para isso?
Vencer. A Bíblia nos lembra que somos mais que vencedores em Cristo Jesus: ”mas em todas estas coisas (dificuldades, derrotas) somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8.37). Jesus disse o seguinte em Mateus 16.25: “pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” Perder para ganhar! O foco aqui está nos valores, não querer ganhar de qualquer jeito, a qualquer preço. Existem situações em que teoricamente perdemos, mas alguém ganha e pode até ser que tenhamos melhores relacionamentos com esse alguém por causa disso.
Derrotas e aflições. Infelizmente são coisas naturais (comuns). Jesus já nos lembrou disso, mas também nos encorajou: “Tenho vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33). Paz e ânimo no meio das tribulações (das dificuldades da vida), só com Jesus. É isso que precisamos fazer; ter bom ânimo, continuar lutando, crendo que a vitória chegará. Não ao desânimo. Sim à confiança, à fé. Continue fazendo a sua parte. Torço para que o meu time continue acreditando, fazendo a parte dele; os resultados positivos virão.
Você quer vencer para conquistar que tipo de tesouro? Jesus nos lembra que: “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6.21). Vencer, conquistar. Em que tipo de vitórias e conquistas está o seu coração? Estamos lutando com qual propósito? Analise o que você está fazendo, corrija o rumo caso necessário, recomece se preciso for.
Lembra-se da máquina de escrever? Praticamente deixaram de existir. Grandes fábricas fecharam da noite para o dia. Pararam de fazer o que faziam. Imagine essas empresas insistindo em construir essas máquinas para concorrer com os computadores (mesmo aqueles mais simples do início da era da informática)? O que você acha que aconteceria? Creio que acumulariam maiores prejuízos, obtendo assim, cada vez mais, piores resultados.
E você? Como estão os seus resultados (pergunto primeiro para mim mesmo)? Continua fazendo as mesmas coisas? Estão dando certo? É hora de tentar mudar? Falta coragem? Há um ditado que diz assim: “Se continuarmos fazendo sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito, no máximo alcançaremos os mesmos resultados.” Resultados diferentes requerem ações diferentes. É hora de mudar? Mãos à obra. Boa semana.
E-mail: rjv@rjv.com.br Website: www.rjv.com.br