Palavra de Esperança: INCREDULIDADE CRÔNICA

Êxodo 6 a 8
Hebreus 11.23-29
Refletindo: Êxodo 6.9-13

Os hebreus não acreditaram em Moisés.
O próprio Moises, quando tentava se esquivar da tarefa de liderar o povo, já apresentara as suas credenciais negativas, especialmente a de não saber falar bem em público. Ninguém via nele um líder; ninguém via nele um orador; ninguém via nele alguém comissionado por Deus para uma tarefa tão gigantesca.
O texto bíblico informa que as pessoas não ouviram o evangelho (boas novas) que Moisés tinha por causa de dois fatores. O primeiro é que estavam muito ansiosos. A ansiedade tinha tirado deles a capacidade de ver e ouvir direito. Não acontece o mesmo conosco? Às vezes, as verdades são tão claras, mas se tornam obscuras, por causa da ansiedade. É por isto que Jesus nos recomenda para não andarmos ansiosos, seja qual for o motivo.
O segundo fator que impediu aos hebreus terem a visão correta era seu próprio sofrimento. Estavam sofrendo tanto que não podiam perceber o que Deus lhes queria fazer. O presente dos hebreus no Egito estava tão preso ao passado que não podiam se libertar para o futuro que Deus queria construir. Que não cometamos o mesmo erro.