ABRINDO O CORAÇÃO (Richard José Vasques)

altSemana do Carnaval, domingo de manhã, culto das 9 horas. Pr. Alcenir convida um voluntário para orar por todos. Cita alguns motivos de oração, fala da importância da oração, de colocarmos nossa gratidão e necessidades diante de Deus e novamente pede que um voluntário se apresente para a oração. Nenhum movimento, nenhum sinal de que alguém havia se prontificado para isso. Ele continua explicando que não devemos ter vergonha de orar em público, que se ainda não aprendemos é hora de aprender.

 

Comentou sobre os estudos do livro de Paul Miller, “O Poder de uma Vida de Oração”, que estão sendo realizados nas noites de 2ª feira. Precisamos aprender a orar e a ter um relacionamento mais próximo com Deus. Como já citei anteriormente, para esse propósito, recomendo também o livro do Pr. Bill Hybels, “Ocupado demais para deixar de orar”, onde ele procura nos ensinar como diminuir o nosso ritmo a fim de podermos estar a sós com Deus em alguns momentos.

 

Depois de explicar e convidar várias vezes um voluntário, uma irmã se prontificou em fazer a oração. Orou muito bem e incluiu-se na oração, colocando a sua necessidade diante de Deus e dos irmãos para que continuem orando por ela. Quando ela fez isso, o título desse artigo veio à minha mente: “Abrindo o Coração”. Naquele momento ela fez isso, abriu o seu coração para Deus e também para os irmãos. E nós, estamos fazendo isso? Temos “derramado” nosso coração diante de Deus?

 

Pensando nesse tema, lembrei-me que nós devemos também ter uma pessoa para prestar conta. Aqui uma pessoa humana, alguém mais próximo em quem você confie para compartilhar seus pensamentos, anseios e necessidades. Algo bastante difícil de termos hoje em dia. Você tem um amigo com o qual possa fazer isso: abrir o seu coração? Se você tem muito bem, se ainda não tem procure encontrar um.

 

Ontem, assistindo a um episódio da série “Body Proof”, a chefe da Dra. Hunt, após comentar que não se deve deixar que o trabalho afete a nossa vida pessoal, disse o seguinte para ela: “Você tem amigos? Se não tem trate de arranjá-los, pois não dá para suportarmos sozinhas as pressões que vivemos aqui diariamente.” Como você tem suportado as pressões do seu dia a dia? Sozinho? Creio que a maioria de nós tem tido essa experiência de forma individual. Provavelmente por não confiarmos nas pessoas. Elas também não confiam em nós, e daí é cada um por si, o que torna tudo muito mais difícil.

 

Lendo um trecho do Livro de Números na Bíblia, deparei-me com o seguinte texto: “Moisés disse a Hobabe (seu cunhado): Estamos partindo para o lugar a respeito do qual o Senhor disse: ‘Eu o darei a vocês’. Venha conosco e o trataremos bem, pois o Senhor prometeu boas coisas para Israel. Ele respondeu: Não, não irei; voltarei para a minha terra e para o meu povo. Moisés, porém, disse: Por favor, não nos deixe. Você sabe onde devemos acampar no deserto e pode ser o nosso guia.” (Números 10.29-31)

 

Além de o fato de conhecer o caminho significar: saber aonde ir, o que está também relacionado ao fato de se ter uma visão (saber aonde se quer chegar), o Pr. Israel citou no nosso Diário de Crescimento Cristão o seguinte: “A partir desse texto, aprendemos com Moisés que precisamos uns dos outros, e quando precisamos não devemos ter vergonha de buscá-los, mesmo que fora dos nossos círculos. Hobabe não era hebreu, logo não pertencia ao povo de Israel, mas foi procurado para ajudá-los.” Precisamos encontrar um amigo a quem possamos prestar conta e também abrir nossos corações.

 

Veja só o que diz o salmista (Rei Davi):

 

Declaração: “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.” (Salmo 5.1)

 

Clamor: “Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro.” (Salmo 28.2)

 

O que acontece: “Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas.” (Salmo 34.15,19).

 

Que tal praticar? Vamos abrir os nossos corações para Deus e pedir a Ele que nos envie uma pessoa com a qual também possamos compartilhar nossas necessidades, experiências e gratidões. Boa semana.

 

E-mail: rjv@rjv.com.br    Website: www.rjv.com.br