COMO ESTÁ A SUA COMUNICAÇÃO? (Richard José Vasques)

altNão sei se isso já aconteceu com você. Certo dia pela manhã, saí da cama em torno das 8 horas. Tínhamos um compromisso às 9 horas. Minha esposa também se levantou e começamos e realizar nossas tarefas diárias. Arrumei-me e fiquei esperando-a para irmos juntos ao nosso compromisso. Às 9 horas ela ainda não estava pronta para sair; lembre-se que nós já deveríamos estar no local pactuado. Eu continuei esperando. Em torno das 09h30min ela se dirigiu a mim dizendo que não iria; que era para eu ir sozinho. Fiquei meio atônito e fui só, sem discutir, mas isso me fez pensar sobre os efeitos do processo de comunicação.

 

Nesse exemplo estou mencionando minha esposa. Com certeza existiram situações nas quais eu agi dessa maneira. Eu poderia ter-lhe perguntado se ela iria demorar; se realmente estava pretendendo ir ao encontro; se eu já poderia ir e ela iria em seguida, etc. Note que existiam várias perguntas que eu poderia ter feito, mas eu não falei nada, nem ela. No momento mais avançado ela se pronunciou. É preciso comunicar. Tenho dito que é preciso falar o óbvio. Muitas vezes a coisa está teoricamente tão clara que consideramos não ser necessário falar nada.

 

Puro engano. Fale o óbvio. Mesmo que você considere uma colocação desnecessária, fale. Isso evitará discussões e frustrações desnecessárias. Não quero com isso dizer que existam discussões necessárias. No sentido de um debate, troca de opiniões sim; mas discussão no sentido de “atritos”, o ideal é que isso não ocorra. Falta de comunicação ou comunicação ineficaz pode levar a esses tipos negativos de discussão. Comunicar-se bem irá ajudar a não permitir esses desentendimentos.

 

Muitas vezes falamos uma coisa e a pessoa entende outra. Outras vezes queremos “encurtar” o tempo. Dizemos que iremos chegar num determinado horário, mas na verdade precisaríamos do dobro do tempo para estar lá. Isso é uma forma de fugir da realidade. Hoje, dentro de um ônibus, ouvi uma pessoa dizer ao telefone que chegaria em 30 minutos a determinado local, quando precisava de 1 hora para isso. Após os 30 minutos quem a iria receber nesse local ligou perguntando se ela já havia chegado. Nesse momento a pessoa disse que estava ainda na metade do caminho, mas a outra pessoa já estava lá esperando. Percebe a possibilidade de conflito?

 

É preciso ser verdadeiro, comunicar-se corretamente, da forma mais clara possível, a fim de evitar interpretações indevidas e frustrações. A regra básica da comunicação diz que existe um emissor, um canal de comunicação e um receptor. Geralmente o canal de comunicação possui ruídos, que é tudo aquilo que distorce o objetivo da comunicação.

 

Emissor

Ruído

Receptor

Canal de Comunicação

                      

Temos que evitar os ruídos. Preferencialmente promover uma comunicação sem ruído. Para isso é preciso pensar no que você quer comunicar. Exponha suas ideias, verifique se as pessoas estão entendendo o que você quer comunicar antes de realizar a comunicação. Vale a pena fazer esse esforço e se disciplinar para isso.

 

Lembrei-me dos seguintes versículos bíblicos: “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não; pois o que passa disso vem do Maligno.” (Mateus 5.37). “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação.” (Tiago 5.12).

 

Conclusão: ser transparente, realista, verdadeiro. Usar as formas de expressão considerando isso. Não se esqueça de dizer o óbvio. Muitas decepções serão evitadas somente com essa prática. Boa semana.

 

 

 

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