RENDIÇÃO (Richard José Vasques)

altNa minha infância assistíamos muitos filmes de cowboy (caubói), farwest (faroeste), mocinho e bandido. Era muito interessante, pois íamos ao cinema assistir capítulos de uma série, e a meninada ficava ansiosa esperando o próximo final de semana, a próxima matinê, a fim de saber o que iria acontecer. Coisas do suspense. Tanto de um lado quanto do outro, quando alguém era capturado, ele precisava se render. Ouvíamos eles dizendo coisas tipo: “mãos ao alto, solte as armas, renda-se, você está preso”.

Nos momentos seguintes quem estava preso era libertado pelos seus amigos. Tudo em ritmo de aventura. É claro que nós sempre torcíamos pelos mocinhos, mas a barra era pesada. Aqui a rendição era obrigatória, as pessoas envolvidas tinham de se render para não morrer. Era o reconhecimento da superioridade do adversário. Querendo ou não tinham de ficar submissos a eles. No domingo pela manhã cantamos uma canção, cuja letra tem um trecho que diz assim:

“Perto quero estar, junto aos teus pés, pois prazer maior não há que me render e te adorar.” Aqui a rendição é voluntária. Parte do seu desejo de fazer isso, sem qualquer tipo de obrigação. Mais além a letra ainda diz assim: “Te louvarei, não importam as circunstâncias, adorarei, somente a ti, Jesus.” Dá para perceber a diferença. Além de se render você sente o desejo de adorar em qualquer circunstância. É algo voluntário. Outra observação: a adoração e a rendição é somente a uma pessoa: Jesus.

Mas dizemos que adoração é devida somente a Deus. Jesus disse: “Eu e pai somos um.” (João 10.30). O Deus dos cristãos é um Deus triuno: Deus Pai (Criador), Deus Filho (Salvador e Senhor), Deus Espírito Santo (Consolador). Então quando se diz: “se render a Jesus”, estamos também dizendo: “se render a Deus”. E de forma espontânea. E isso traz resultados positivos. Veja o que disse o Rei Davi: “Entrega o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência.” (Salmo 37.5 e 7a).

Rendição então tem a ver com entrega. Davi ainda diz: “Confie no Senhor em todos os momentos, derrame diante dele o seu coração, pois ele é o nosso refúgio.” (Salmo 62.8). Rendição com confiança, rendição para ter onde se refugiar, se acalmar, se preparar para os próximos passos. Render então é dar um tempo a alguma situação, colocando-se diante de Deus para buscar a direção dele, a fim de agir com consciência e em paz no coração.

Faça isso. Dê um tempo pra você. Renda-se a Jesus, derrame-se diante dele, relaxe, converse com ele sobre aquilo que te aflige e ele te dará a paz que excede a todo entendimento. Que possamos sempre dizer assim:

“Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Do Senhor vem o livramento. A tua benção está sobre o teu povo.” (Salmo 3.5,8).

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” (Salmo 5.8).

Resultados da rendição à pessoa correta. Boa semana.


E-mail: rjv@rjv.com.br   Website:www.rjv.com.br