Quem é Jesus pra mim (Fábio Santino)

Poderia dizer que Jesus é meu GPS.  Aquele aparelho que colocamos no carro, para guiar nossos caminhos!

Seu funcionamento é assim:

O GPS recebe sinais de satélites que são emitidos continuamente, sem interrupção. A partir dessa informação simples, o GPS torna-se um companheiro de todas as horas. Jesus também emite seus sinais permanentemente.

Salmos [139]

1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.

2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

O GPS precisa ser atualizado com os mapas das cidades, estados e países por onde se quer utilizá-lo.  Precisamos estabelecer em que locais queremos Jesus nos guiando.  No nosso trabalho, no nosso clube, na nossa escola?

Salmos [145]

17 Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras.

O GPS às vezes acusa falha ou perda de sinal, embora os satélites estejam operando.  Jesus também quer conversar conosco, apesar de algumas vezes não conseguirmos captar seu sinal.

Mateus [13]

14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, verei, mas não percebereis.

15 Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

O GPS precisa ser configurado, conforme nosso plano de viagem.  A nossa relação com Jesus também precisa ser estabelecida e configurada.

Isaias [49]

10 Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol; porque o que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas.

11 Farei de todos os meus montes um caminho; e as minhas estradas serão exaltadas.

O GPS pode nos levar a qualquer destino, com segurança, mas o objetivo, o alvo, quem determina é você.  Jesus também espera que você decida aonde quer chegar. Ele está pronto pra te ajudar na caminhada.

João [14]

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

O GPS pode, a nosso critério, buscar rotas rápidas, que evitem estrada de terra, que evitem estradas com pedágio.  Jesus também te dá opção de escolher o tipo de caminho que você quer seguir.  O mais rápido, o mais seguro?

Salmos [27]

11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.

O GPS pode apenas registrar sua viajem, sem sugerir rotas.  Isso acontece quando você não determina o seu destino final.  E Jesus, por sua imensa misericórdia, também está no controle, mesmo naquelas situações que você está em dúvida.

Hebreus [4]

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

O GPS pode planejar e traçar uma rota completa, a partir do destino escolhido.  Jesus também quer operar no modo completo, traçando o caminho mais seguro para sua vida.

João [10]

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João [14]

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

O GPS pode sugerir uma rota diferente daquela indicada pelas placas e sinalizações de trânsito.  Aí você terá que decidir a quem seguir.  Jesus também propõe um caminho, mas não te obriga.

Isaias [30]

21 Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

O GPS traça a melhor rota até seu destino final.  Ainda que você se desvie ou desista da viagem, ele exibirá tanto o trajeto original quanto a nova rota.  Basta uma manobra sua, para retornar à direção correta.  Jesus também assiste nossas atitudes independentes, mas sempre tem um plano alternativo para quando se deseja retornar ao objetivo final.

Isaias [63]

17 Ó SENHOR, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos? Volta, por amor dos teus servos e das tribos da tua herança.

Lucas [15]

10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

O GPS é tão confiável que nos adaptamos rapidamente.  É uma relação de confiança e dependência saudável.  Jesus quer ser seu SENHOR e SALVADOR.  Para isso, devemos estar ligados em todos nossos percursos.

João [15]

4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

O GPS tem uma interessante função de "me tire daqui", quando você está perdido.  Nesses casos, o GPS procura o lugar mais próximo que seja conhecido, embora possa ser um caminho bem longo.  Jesus também te "tira" dos caminhos perdidos.

Lucas [15]

10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Lucas [19]

10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Mas atenção aos percursos pequenos e bastante conhecidos, quando por excesso de confiança, optamos por não ligar o GPS, confiando na nossa própria orientação.

Salmos [51]

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lucas [8]

13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

Concluo dizendo que hoje não ouso abrir os olhos após o sono, sem que antes tenha ligado meu GPS.