1. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”. (Provérbios 12.15)
2. “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos”. (Provérbios 17.22)
3. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. (Provérbios 3.5-6)
4. “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou- me de todos os meus temores”. (Salmo 34.4)
5. “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal”. (Salmo 37.5 e 7)
6. “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma”. (Salmo 94.19)
7. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.6-7)
8. “Portanto, humilhem- se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (1Pedro 5.6-7)
9. “Podemos, pois, dizer com confiança: `O Senhor é o meu ajudador, não temerei.
O que me podem fazer os homens?” (Hebreus 13.6)
10. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. (Romanos 8:26-28)
11. “Por isso, por amor de Cristo, regozijo- me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”. (2 Coríntios 12.10)
12. ” Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.13)
13. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.19)
14. “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.25-28 e 34)
15. ” Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar- nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno’. (2 Coríntios 4.16-18)
16. “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia”. (Tiago 5.11)
ISRAEL BELO DE AZEVEDO