SEJA HOMEM! (Sylvio Macri)

No primeiro domingo de junho comemora-se o Dia do Homem Batista Brasileiro, por isso a eles aqui vai o nosso abraço e nosso reconhecimento por sua cooperação entre nós. E para marcar a comemoração, quisemos escrever sobre o conselho que o rei Davi deu a seu filho Salomão, quando lhe passou o trono de Israel: “Seja homem!” (I Reis 2.2).

O conselho foi necessário, porque Salomão era muito jovem na ocasião, tinha mais ou menos uns dezoito anos. Para ser um bom rei, precisava agir como homem, ainda que não tivesse muita experiência. Mas, ao contrário do que comumente se poderia pensar, o conselho do grande rei não era para o filho provar sua masculinidade por meio de um relacionamento heterossexual, ou por ser valente, ou, ainda, por falar grosso e adotar um gestual másculo. Estas são atitudes externas, que, evidentemente também são esperadas de um homem, ainda mais em nosso tempo, mas elas não são o resumo de um verdadeiro homem.

Para Davi, ser homem consistia em “guardar as normas de Deus, andar nos seus caminhos e obedecer os seus mandamentos.” (I Rs.2.3). A plenitude da masculinidade está em um relacionamento correto com Deus, o Criador, e na obediência à sua Palavra, pois nela é que estão os princípios para se agir como um verdadeiro homem. Princípios que ensinam sobre a castidade, a honestidade, a fidelidade, a lealdade, a verdade, etc. O homem só se identifica completamente como homem cumprindo o propósito para o qual Deus o criou, isto, é, de ser à sua imagem e semelhança, figuras que se referem ao caráter de Deus.

E como homem temente a Deus, Salomão buscou dele a orientação para reinar, reconhecendo a sua falta de experiência (I Rs.3.7). O Senhor lhe apareceu em sonho e deu-lhe a oportunidade de pedir o que quisesse para ter sucesso no seu governo. Entretanto, não pediu poder nem riqueza, mas sabedoria. E nisto já mostrou ser sábio, pois ser verdadeiramente homem é ser sábio. O tempo passa, a virilidade e a força física se vão, mas a sabedoria permanece, e o homem passa ser conhecido por sua maneira inteligente ou estúpida de viver.  

O Próprio Salomão disse que a sabedoria é “melhor do que a força, do que as armas de guerra” (Ec.9.16,18). Davi disse que o segredo de ser homem é o temor do Senhor. Ora, o temor do Senhor “é o princípio da sabedoria” (Pv.1.7). Portanto as duas coisas andam juntas: para ser um verdadeiro homem é preciso ser sábio, e para ser sábio é preciso temer o Senhor.

Pr. Sylvio Macri