O Dia do Pastor é uma ocasião de muitas homenagens, pois trata-se de uma pessoa muito querida e estimada pela igreja. Nesse dia fala-se muita coisa sobre o ministério pastoral, porém em meio ao que é dito às vezes são cometidos alguns exageros, ou são emitidos conceitos errôneos. Por essa razão é bom esclarecer o que o pastor é, e o que ele não é.
A melhor maneira de saber o que o pastor é, ou deve ser, é consultar a Bíblia. Quando lemos os registros bíblicos que falam das atividades do pastor, entendemos porque Jesus usou essa figura para referir-se ao trabalho do principal líder humano da igreja local. Do ponto de vista da Bíblia o pastor é uma pessoa que:
• Conhece as suas ovelhas individualmente; chama a cada uma pelo seu próprio nome (Jo. 10:3 e 14).
• Vai à frente das suas ovelhas e as guia (Sl. 23:2,3; 77:20; 78:52; 80:1; Jo.10:3,4).
• Reúne as suas ovelhas (Is. 40:11; Ez. 34:11-16; Jo. 10:16).
• Alimenta as suas ovelhas; está sempre buscando bons pastos para elas (I Cr. 4:39-41; Sl. 23:2; Jo. 10:9).
• Recolhe as suas ovelhas ao aprisco ao final do dia, tendo o cuidado de contar uma por uma (Is. 40:11; Jr. 33:13; Lc. 15:4).
• Protege e preserva as suas ovelhas, vigiando-as durante a noite e defendendo-as dos ataques das feras (I Sm. 17:34-36; Jr. 31:10; Ez.34:10; Am.3:12; Zc. 9:16; Lc.2:8).
• Trata com ternura as ovelhas grávidas, as que amamentam e os filhotes, e cura as doentes e as que estão feridas (Gn.33:13,14; Sl.78:70,71; Ez.34:16; Lc. 15:5).
• Busca as ovelhas que se desviam ou se perdem (Ez. 34:12,16; Mq. 4:6; Lc.15:4,5).
• Dá a sua vida pelas suas ovelhas (Zc.13:7; Mt.26:31; Jo.10:11,15; At.20:24,28).
• Honra as suas ovelhas (Sl.23:5).
Por outro lado, ao longo do meu ministério, tenho notado muitos exageros quanto à pessoa do pastor, isto é, coisas que as ovelhas pensam que pastor é, tem ou pode fazer, e que ele de fato não é, não tem e não pode realizar. São tantas, que seria cansativo enumerá-las, por isso apresento as mais comuns:
• O pastor não é um super-homem. Há pessoas que às vezes imaginam que o pastor vai travestir-se de super-herói e resolver o seu problema, mas ele é um ser humano como qualquer outro, e por isso não pode fazer tudo, não tem uma energia inesgotável, nem sempre poderá estar presente numa hora de necessidade, e não tem nenhum super-poder.
• O pastor não é impecável. Impecável, só Deus. Como todo ser humano, o pastor está sujeito a tentações e a quedas. Por isso, deve sempre estar vigilante e ser motivo das orações de suas ovelhas, pois, como condutor do rebanho, será o primeiro a quem Satanás tentará derrubar. Não exija perfeição do pastor, porque ele não é perfeito.
• O pastor não tem resposta para todas as perguntas. Haverá muitas situações em que ele simplesmente não saberá o que fazer, nem o que dizer. Por isso não se espante se ele indicar outro profissional para tratar do seu problema. Porque ele é apenas pastor, e não médico, psicólogo, advogado, engenheiro, economista, administrador, contador, etc.
• O pastor não tem uma saúde de ferro. Por incrível que pareça, pastor também adoece. Quando submetido a um ritmo intenso de atividades, ou a uma pressão psicológica ou emocional muito grande, o que é comum acontecer aos pastores, ele pode ter sérios problemas de saúde. E quando o pastor cai doente a igreja se preocupa, sofre e é prejudicada. É preciso tomar cuidado para “não esticar muito a corda”.
• O pastor não é dono do tempo, não tem um relógio diferente do seu. Ele sofre as mesmas limitações de tempo que qualquer ser humano. Por isso tem que estabelecer prioridades nas suas tarefas (e olha que são muitas!). Quando o pastor não puder realizar uma determinada atividade, ou dela participar, é por que teve que optar por outra, a seu ver mais importante.
• O pastor não é só “o seu” pastor, ou melhor, você não é a única ovelha que ele tem, pois não existe pastor de uma ovelha só. Por isso, se você estiver doente, ausente, ou enfrentando um problema qualquer, e ele não puder lhe dar assistência, é muito provável que ele esteja atendendo outras ovelhas em situação mais urgente que a sua.
• O pastor não é um “sem-família”, ou dizendo de outra maneira, não é uma pessoa assexuada, como se fosse um anjo. Ele também é esposo e pai, e também tem pais, irmãos, sogros, cunhados, tios, avós, etc., pessoas estas que precisam de sua atenção e do seu tempo. Uma parte de sua vida terá que ser necessariamente reservada para isso.
As citações bíblicas e o que dissemos valem tanto para os pastores como para as ovelhas. É preciso que o pastor tenha uma auto-imagem correta, pois isto é muito importante tanto para o seu desempenho como para a sua saúde. E é bom também para a sua família. É preciso, igualmente, que as ovelhas saibam exatamente aquilo que é justo esperar do seu pastor, para nem o superestimem nem o subestimem, e não “tenham pena” dele, mas o entendam e apóiem, e exijam dele apenas o que ele realmente deve e pode fazer (e olha que às vezes deve, mas não pode).