Definição de Descaso: falta de cuidado ou consideração. Sinônimos: desatenção, desdém, desprezo, indiferença e negligência. Você já passou por alguma situação onde sentiu isso? A cada dia que passa nos defrontamos com a realidade de entrar em filas para resolver alguma coisa. Filas são “comuns” em todos os lugares, e geralmente quando precisamos que elas andam rápido, elas demoram mais do que o normal. Por que será? Creio que as filas dos bancos são as mais “comuns” para todos nós. Uma vez ou outra estamos lá.
Na semana passada tive de entrar num banco estatal. Logo na entrada um senhor orientando e entregando as senhas. Muito educado. Passei a porta de vidro e cheguei ao local dos caixas. Podemos dizer que havia lá um auditório composto por muitas cadeiras confortáveis. Como você já entra com a senha, não precisa haver aquela fila em pé; você pode esperar sentado. Há até aquele ditado: “Espere sentado que em pé cansa.” Que coisa! Ao tomar conhecimento do número da senha que estava sendo chamada, fiquei sabendo que havia 20 pessoas na minha frente.
Infelizmente eu não tinha todo o tempo do mundo para ficar lá. Meu tempo limite era de 40 minutos. Dois caixas faziam o atendimento. Então calculei: se cada caixa atender 10 pessoas, gastando 4 minutos com cada uma, eu conseguiria ser atendido dentro do meu tempo-limite. Mesmo sendo “dilatado” o tempo para atendimento de cada pessoa, as coisas não acontecem assim. Parece que os funcionários, por terem estabilidade e “terem de passar o dia todo no banco trabalhando”, entendem que se agirem rápida ou lentamente, vão receber o mesmo salário no final do mês, então por que “se matar”?
É aí que em minha opinião começa o descaso. Não interessa quem está esperando, vai ter de continuar esperando, pois o “meu ritmo é assim”. Após duas pessoas serem atendidas e mais duas terem sido chamadas, um novo caixa se juntou aos dois. Fiquei feliz, pois pensei, agora vai ser mais rápido. Para minha surpresa, o caixa que chegou, começou a conversar com os outros dois, passando a chamar a atenção deles para o que aparecia no seu monitor. Resultado: em vez de acelerar, atrasou ainda mais o atendimento.
Outro ponto que chamou a atenção foi o do intervalo entre o atendimento de uma pessoa para outra. O caixa esperava mais tempo para chamar um novo número do que realizando o atendimento. E tudo com muita tranquilidade, afinal de contas o atendimento vai até às 16 horas, não é mesmo! Descaso puro, falta de respeito para com as pessoas, que os bancos chamam de clientes. Meus 40 minutos foram embora e ainda falavam 10 pessoas na minha frente para serem atendidas. Conclusão: não consegui realizar o pagamento que precisava fazer.
Creio que isso não acontece somente comigo, no papel de cliente. Como não gostei do tratamento, a minha reflexão foi de analisar como estou procedendo com os outros. Será que estou agindo da mesma forma, mesmo que eu ache justificativas para minhas ações? Estou fazendo como esses caixas concursados que têm estabilidade no seu emprego e que podem atender as pessoas de qualquer maneira? Apesar de a situação ser desagradável, é sempre muito fácil “atirar as pedras”. Não podemos esquecer que nossos telhados são de vidro.
Mais uma vez me lembro dos versículos apresentados pelo apóstolo Paulo em suas cartas aos Efésios e aos Colossenses: “Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens” (Efésios 6.7); e “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. (Colossenses 3.23-24). Jesus nos ensina a não pagarmos na mesma moeda, principalmente se for uma “má” moeda. Servir é o foco.
O próprio Jesus declarou assim: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Marcos 10.45). No caso dele, além do serviço, houve o propósito de nos resgatar. Digo “trazer para o time”. Suas ações estão trazendo as pessoas para o seu time, seja qual for a sua definição para time? Somar e adicionar são sinônimos desse tipo de ação. Outra palavra de Jesus: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Lucas 11.23 e Mateus 12.30).
Você se considera estabilizado, não precisando mais se relacionar bem com as pessoas? Creio que a vida é feita de relacionamentos constantes. Se deixarmos de nos relacionar, de interagir com as pessoas, deixamos de viver. Há um ditado popular que diz assim: “Renovar ou morrer; vamos renovar”. Considerando morrer como deixar de viver, estando vivos, vamos renovar nosso proceder. Boa semana.
Website: www.rjv.com.br E-mail: rjv@uol.com.br