O SHOW TEM DE CONTINUAR (Richard José Vasques)

altEsse não era o título que eu tinha imaginado inicialmente. Pensei em “O Trabalho Continua” ou em “Continuar Contribuindo”, ou também em “Aposentadoria, Não!”. Pensando nesses títulos me veio à mente: “The Show Must Go On”, que traduzido é o título que acabei escolhendo. Apesar do título, você poderá processar seus pensamentos e imaginações considerando as outras intenções iniciais.

Li uma reportagem sobre o Ziraldo. Ele vai completar 80 anos no próximo mês de Setembro. Continua trabalhando com afinco e exercitando a sua influência, principalmente entre as crianças. Podemos dizer que ele tem contribuído na formação das crianças com os seus livros. O que mais chamou a minha atenção foi a declaração de que ele estará lançando três novos livros esse ano, todos voltados para as crianças.

Escrever um livro já não é algo fácil e simples, é preciso ter muita disciplina e foco para isso. Aí pensei: e escrever três novos livros? Haja disciplina e foco. Outro fato interessante é que a produção continua independente da idade. Parece até que o Ziraldo não envelhece. Glórias a Deus por isso, pela dedicação ao trabalho aprazível e que traz contribuições positivas para as pessoas.

Empolgado com essa notícia e imaginando como escrever sobre isso, fui ao culto matinal da minha igreja aqui no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. De repente o meu pastor, que também é escritor, declara em primeira mão que estará lançando seis novos livros na Bienal desse ano, todos também voltados para as crianças. Aí eu “pirei”. Três já era uma marca fantástica em minha opinião, imaginem seis novos livros. Preciso tentar escrever pelo menos um. 

Com essa nova informação eu comecei a fazer algumas confabulações. Escrevi as idades dos dois (Ziraldo e Pr. Israel) e a quantidade de novos livros que eles escreveram. Fiz algo tipo uma “regra de três”. Até parece que tinha algo a ver, pois o nome da regra tem o número três, Ziraldo escreveu três novos livros, e o meu pastor escrever duas vezes três livros. Ficou mais ou menos assim a minha escrita e os raciocínios:

Nome

Idade

Novos Livros Escritos

Ziraldo

80

3

Israel

60

6

Vejam só os pensamentos:

Relação Idade x Produção: 80 x 3 = 240; e 60 x 6 = 360. Apesar de menor idade, Israel apresentou maior volume de produção final (análise simplesmente numérica, não considerando o conteúdo nem de quantidade de páginas).

Idade dividida por número de livros produzidos: 80/3 = 27; e 60/6 = 10. Ziraldo escreveu um livro para cada 27 anos vividos, e Israel escreveu um livro para cada 10 anos vividos. Nessa simples análise a frequência de escrita de Israel é quase três vezes a de Ziraldo.

Note que estou fazendo confabulações e interpretações que podem ser consideradas sem sentido. Isso é pra mostrar que pensamos coisas que não são objetivas, que muitas vezes são imprecisas, não consideram todas as variáveis necessárias, cometemos muitos erros em nossas avaliações ou julgamentos. O foco não deve ser esse e sim na contribuição que ambos estão fazendo. Produto da dedicação de ambos ao desenvolvimento de nossas crianças.

Jesus nos alertou: “Não julguem para que vocês não sejam julgados” (Mateus 7.1). Valorizem o trabalho dos outros, respeite-os. Todo trabalho é importante e necessário. Tudo tem o seu devido valor. Cada qual tem a sua atribuição e responsabilidade. Isso acontece também com o Corpo de Cristo, que é a Igreja: “O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis.” (1 Coríntios 12.14, 22).

Voltando ao foco dos nove novos livros: as crianças. O que Jesus nos disse sobre elas? “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Lucas 18.16). Não é à toa que nossos escritores estão dedicando o seu trabalho a elas. Será que o trabalho deles também serve para nós? Onde está o seu foco? Lembre-se: The Show Must Go On.

E-mail: rjv@rjv.com.br    Website: www.rjv.com.br