BOM DIA: Aprendendo a orar com(o) Jesus, 4 — “Perdoa-nos”

Jesus nos ensina a pedir perdão pelos nossos pecados.
Jesus nos ensina também que devemos perdoar o outro (que nos ofende) do modo  como somos perdoados por Deus (a quem ofendemos). O padrão é elevado.
Precisamos cuidar para desenvolver algumas atitudes nesta caminhada:

1.    Precisamos DESEJAR ter o mesmo SENTIMENTO que houve em Jesus, que, para perdoar, chegou a morrer. Precisamos desejar amar como Jesus amou, a perdoar como Jesus perdoou. É difícil? É, mas deve ser a meta de todo o coração em quem o Espírito Santo habita. Estamos em dívida com o Pai e ele nos compreende e perdoa. Se alguém está em dívida conosco, devemos compreender e perdoar, com Deus faz conosco.
2.    Precisamos TER a CORAGEM de admitir nossos erros, tanto os contra Deus, quanto os contra o seu próximo, more ele em nossa casa ou conviva conosco no trabalho ou encontre-se conosco algumas horas por semana. Não gostamos quando reconhecem os erros que cometeram contra nós? A coragem de admitir nossos próprios erros começa com a coragem de nos perceber como realmente somos.
3.    Precisamos SABER que o perdão não é algo que vem da lei, mas da graça. Perdoar não é ser justo. Perdoar é ser gracioso. Perdoar a quem merece ser perdoado qualquer um faz. Perdoar a quem não merece é algo profundamente espiritual, e só o Espírito Santo nos conduz para esta disposição. Só há perdão com insistente oração.
4.    Precisamos estar prontos a PAGAR O PREÇO para perdoar. Se pedir perdão tem um preço, peçamos ajuda a Deus para pagar este preço. Se conceder perdão tem um preço, roguemos a Deus ajuda para pagar este preço.
5.    Devemos continuar ouvindo o Evangelho, que nos ensina que pedimos perdão para sermos salvos e permanecermos em comunhão com Deus. Nosso pecado nos consagra (separa) para o pecado. Nosso pedido de perdão nos consagra (separa) para Deus. A quem queremos consagrar as nossas vidas?

ISRAEL BELO DE AZEVEDO