NOSSAS MÃOS (Richard José Vasques)

altCulto de domingo pela manhã. Cantamos o hino: “Cristo Te Estende Sua Forte Mão”, de autoria de Ralph Richard Carmichael (HCC 352). A letra é a seguinte:

Tens na tua vida mil problemas a enfrentar?

Tens desconfiança, já perdeste a esperança?

Sem nenhum amigo que te ajude a caminhar?

Cristo te estende sua forte mão. 

Sempre perto está, sempre te ouvirá

Cristo, o Senhor

Não te deixará, nunca falhará

Seu grande amor

Lembra que nas horas de tristeza e aflição

Cristo te estende sua forte mão.

Tens só desespero, amarguras e temor?

Andas inseguro, temeroso do futuro?

Sentes o cansaço de lutar em meio à dor?

Cristo te estende sua forte mão.

Quantas situações nós podemos enfrentar em nossas vidas, segundo a letra desse hino: problemas, desconfiança, desesperança, tristeza, aflição, desespero, amargura, temor, insegurança, cansaço e dor; porém a conclusão é que Cristo (Jesus, nosso Senhor e Salvador), estende a nós a sua forte mão; e o profeta Isaías completa: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir.” (Isaías 59.1). A mão do Senhor está disponível para nos agarrarmos a ela.

Pensando nisso, e considerando que os cristãos são “pequenos cristos”, imaginei como nossas mãos podem ser utilizadas para abençoar outras pessoas. Creio que a relação que apresentarei não esgota todas as possibilidades, pois dependendo da sua experiência de vida, essa relação poderá ter outras aplicações. Vamos então ao uso que podemos fazer de nossas mãos:

a.     Acariciar: uma forma que nós, latinos, temos de demonstrar carinho é pelo toque. Dizem que os italianos falam com as mãos. Talvez tenhamos alguma herança deles nesse sentido. Se observarmos nossos gestos, vamos verificar que usamos nossas mãos para nos expressar, inclusive no tocante à demonstração do carinho que temos por alguém.

b.    Cumprimentar: geralmente, em nossa cultura, temos o hábito de usar as mãos ao cumprimentarmos alguém. E queremos que haja contrapartida. Quando cumprimentamos alguém que “responde com a mão mole”, estranhamos. Não é verdade!

c.     Cuidar: mãos são usadas para cuidar de outras pessoas. Muitas atividades, nesse sentido, são realizadas com as mãos, tanto no preparo das coisas como para servir um alimento ou para ministrar um medicamento, por exemplo.

d.    Curar: aqui nos lembramos dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, que usam suas mãos para levar a cura às pessoas, com suas ministrações específicas. Na Bíblia vemos que a imposição de mãos, muitas vezes levou a cura às pessoas. Mãos também foram e são usadas para ungir pessoas enfermas.

e.     Trabalhar: ato que toma quase metade do nosso tempo. Nas diversas formas de trabalho, as mãos estão presentes. Muitas vezes usamos o cérebro para pensar na execução das nossas tarefas, mas quase que em sua totalidade, nossas mãos são aquelas que as executam.

f.      Tocar um Instrumento: como músico meio “fora de forma”, fico contente em lembrar-me dos colegas músicos. Não raro, suas execuções nos alegram e nos inspiram. Observe as mãos tocando um instrumento e dali gerando o som que nos atinge. Realmente é algo fascinante. Tanto sincronismo e coordenação motora. Quando a música é realizada por mais de uma pessoa, há de se ter total integração. Mãos daqui e mãos dali, alinhando-se para o desempenho coletivo.

g.    Acenar: o uso das mãos para isso pode ser para chamar a atenção sobre o local onde você se encontra, ou para mostrar à outra pessoa que você a está vendo.

h.    Saudar: nesse ato, lembramos-nos daqueles políticos tradicionais, talvez até mais antigos, que usavam suas mãos no sentido de mostrar sua interação com o povo.

i.      Dar adeus: materializa aquilo que chamamos de “tchau”, que pode ser temporário ou definitivo.

j.      Louvar e Adorar: muitas pessoas usam suas mãos no louvor e adoração. Geralmente levantam suas mãos, indicando que o seu louvor está sendo dirigido ao nosso Pai, a quem única e exclusivamente, cabe todo louvor e toda a glória.

Preparado para fazer seu ajuste nessa lista e para mostrar, que apesar de nossas mãos não serem tão fortes, podemos colocá-las a serviço de outras pessoas? Boa semana.

E-mail: rjv@rjv.com.br    Website: www.rjv.com.br