FRACO E FORTE (Richard José Vasques)

altEssas duas palavras significam exatamente o oposto, uma da outra. No “pé da letra”, se você é fraco, é fraco; se você é forte, é forte. Não há como ser forte sendo fraco, ou não há como ser fraco sendo forte. Penso que isso se deve ao aspecto físico da pessoa. Às vezes uma pessoa forte fisicamente é fraca em outra dimensão, por exemplo, no falar, no tratar outras pessoas. Então ser forte ou ser fraco depende da dimensão que está sendo considerada.

Creio que você já ouviu falar sobre “ponto fraco”. Pessoas às vezes conversando citam: “aquele é o ponto fraco de fulano”, se você fizer isso com ele, ele vai ficar muito bravo. Esse ponto fraco pode ser um apelido, o comentário de alguma situação vivida, algum “segredo” que lhe foi confiado, uma prática que a pessoa quer manter escondida. Se tocarem naquele ponto fraco, naquela ferida, o forte ficará fraco, pois terá uma reação indesejável. Somos todos fracos, temos nossos limites, e não conseguimos nos fortalecer sozinhos.

Ao escrever sobre isso, veio-me à mente o nome de Sansão. Você já ouviu falar dele? Sansão foi uma pessoa especial, nascido sob uma promessa, sua mãe era estéril. Quando o anjo anunciou a ela que ficaria grávida, orientou-a para que o cabelo do menino nunca fosse cortado e que ele deveria ser consagrado a Deus. Forte com um “touro”, Sansão tinha seu ponto fraco, que foi o que o destruiu. Forte fisicamente, pela sua fraqueza (primeiro ponto fraco) revelou o seu segredo (outro ponto fraco).

Às vezes nos sentimos fracos, abatidos, fragilizados. Parece que as coisas não se encaixam; que não dão certo. Dependendo do nosso foco, da nossa necessidade, parece que é o “fim do mundo”, não é mesmo! Mas precisamos entender que não é bem assim. Depois da tempestade vem a calmaria, é cíclico. Olhe a natureza, como ela se comporta. O Rei Davi disse que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30.5b).

Se olharmos um pouquinho para o lado, veremos que nossa situação não é das mais críticas; que existem situações muito piores que a nossa, e as pessoas terão de passar por elas. É a tempestade que eles têm de encarar, como nós temos a nossa. Não estou querendo dizer que não sentimos “o tranco” da tempestade. Na maioria das vezes nos abate intensamente e precisamos buscar forças para submergirmos, para sairmos dela. Não é fácil, mas temos de ir em frente. Meditando sobre isso me vieram à mente dois versículos bíblicos:

1.     “Diga o fraco: sou forte”. (Joel 3.10b). A Nova Versão Internacional da Bíblia (NVI) diz assim: “diga o fraco: sou um guerreiro”. Guerreiro é quem luta por alguma coisa. Luta para sair daquela situação. Pensando como um guerreiro, talvez fique mais fácil entender o que esse versículo está afirmando.

2.     “Pois quando sou fraco é que sou forte.” (2 Coríntios 12.10b). Parece que aqui é mais difícil o nosso entendimento. Como posso ser forte quando estou fraco? Quando nos sentimos fragilizados, muitas vezes é porque vimos que nossas ações não conseguem mudar a situação. Que somos impotentes diante daquela situação. O Apóstolo Paulo também se sentiu assim, e ouviu o seguinte do Senhor: “Minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12.9a). Na fraqueza tendemos a buscar força junto a Deus. O Pr. Israel escreveu que: “sem a força de Deus, não temos força para viver.” A nossa força interior vem dele.

Não podemos pensar em depender única e exclusivamente de nós. O Rei Salomão escreveu assim (texto invertido por mim): “Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem confia no Senhor prosperará.” (Provérbios 28.26a; 25b). Confiança e dependência do Senhor. Desafio constante. Prática necessária.

Eugene Peterson traduz assim Provérbios 16.3a: “Entregue ao Eterno o comando do seu trabalho (da sua situação) e o que você planejou dará certo.” Em Êxodo 6.3, Eugene define Eterno como: “Eu Estou Presente”, o que se alinha à palavra de Jesus em Mateus 28.20: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mesmo nos nossos momentos de fraqueza, Jesus estará sempre conosco, nos ajudando e nos fortalecendo.

Versículos para sua meditação:

a.     “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmo 37.5)

b.    “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência.” (Salmo 37.7a). Não quer dizer que você vai ficar parado.

c.     “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.” (Salmo 56.3). Enfrente o medo, mas não o enfrente sozinho. O Senhor está contigo por onde andares. Boa semana.

E-mail: rjv@rjv.com.br    Website: www.rjv.com.br