Palavra de Esperança: LEMBRANDO O ESSENCIAL

Refletindo: Miqueias 6.8
Sempre nos perguntamos qual é a vontade de Deus para nós. Miqueias oferece uma resposta pouco "religiosa", mas muito verdadeira. "o que é bom e o que o Senhor exige" é que pratiquemos a justiça, amemos a fidelidade e andemos humildemente com o nosso Deus.
Preferimos outras práticas, mas elas são complementares. Essenciais são a justiça, a fidelidade e a humildade.
No fundo, justiça, fidelidade e humildade são a mesma prática, numa tríplice face.
A justiça tem a ver com o modo como nos relacionamentos publicamente, em casa, na vizinhança, no trabalho. Como tratamos as pessoas? Se as tratamos como queremos ser tratados, somos justos. Se demonstramos misericórdia aos que estão necessitados (de alimento, de roupa ou de atenção), estamos sendo justos.
A fidelidade é uma disposição interior de viver honestamente. Ser fiel é ter uma cara (a exemplo de um cônjuge que tem seu coração apenas e exclusivamente para o seu amado). Ser fiel é fazer em particular o que faria em público e vice-versa. Ser fiel é ser verdadeiro.
A humildade é o modo como nos apresentamos diante de Deus, não como quem dá ordens, mas como quem ouve; não como quem exige, mas como quem espera; não como quem sabe, mas como quem aprende.
Isto é que é religião.