2Timóteo 1.7: GERAÇÃO RELEVANTE 1 – EM BUSCA DE UM IDEAL

Paulo escreveu esta carta a Timóteo, um jovem pastor, filho de Eunice, e de Loide, mas cujo pai não é mencionado.
Timóteo era membro de uma família de verdade, como as nossas, às vezes fora dos padrões. E não temos de ter vergonha da família que temos. É nela que devemos nos fortalecer. É a partir dela que temos que construir a nossa, diferente se for caso; melhor, se conseguirmos.
Paulo estava na prisão de Mamertino, na verdade um calabouço. Em lugar de se lamentar, ele decidiu abençoar, certo de que era amado por Deus, que estava cuidando daquela situação.
Nero era o imperador. Paulo era acusado por crimes comuns, o que levou muitos a terem vergonha dele (2 Timóteo 1.15 — "Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes"), embora alguns tenham ficado firmes (2 Timóteo 1.16 — "O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso").
Alguns tiveram vergonha de ser identificados como cristãos. Alguns também temos vergonha, sobretudo diante das trapalhadas e interesses escusos de muitos evangelicos, líderes e liderados.
Diante desta situação , o apóstolo Paulo dizia, para si mesmo e para Timóteo:

"Deus não nos deu espírito de covardia (δειλιασ), mas de poder (δυναμεωσ), de amor (αγαπησ) e de equilíbrio (σωφρονισμου)". (2 Timóteo 1.7)

***

AS PALAVRAS
Paulo usa cinco substantivos principais neste verso:

1
A primeira palavra é
πνεῦμα
πνεῦμα é a palavra comum para espírito (mente) e até Espírito, para indicar o Espírito Santo.
πνεῦμα aqui é usado negativamente, como algo que não foi dado por Deus.  Nem todo espírito vem de Deus. Por isto, uns dons dons espirituais é o de discernimento de espíritos, o dom que Deus nos dá para identificar a origem das coisas que nos acontecem, dos sentimos que temos.
Devemos tomar cuidado para não sair atribuindo todas as coisas diretamente a Deus, como se não tivéssemos responsabilidades ou não fizéssemos escolhas.

2
A segunda palavra é
δειλιασ
πνεῦμα é covardia, recuo diante das dificuldades, medo diante dos problemas. Esta atitude perante a vida não vem de Deus.
Dele vêm outros dons:
Se você tem um espírito, no caso, mente (disposicao, jeito de ser) marcado pela timidez, saiba que este πνεῦμα não vem de Deus.
Se você é tímido, medroso, covarde, isto não vem de Deus. Vem da sua educação familiar, do seu meio, dos traumas que enfrentou, do modo como vê as coisas. Se você acha que certo ideal seu não vai dar certo, isto não vem de Deus. O medo não vem de Deus. Nunca.
Você ainda com medo?
Cante como o poeta biblico:
"Mas eu, quando estiver com medo,
confiarei em ti.
Em Deus, cuja palavra eu louvo,
em Deus eu confio, e não temerei.
Que poderá fazer-me o simples mortal?
( Salmos 56.3-4)

3
A terceira palavra é
δυναμεωσ
δυναμεωσ significa poder, coragem. Este é um dos dons prediletos de Paulo, que o cita dezenas de vezes em suas cartas (como Romanos 1.16 — "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego".)
É o dom de enfrentar as situações sabendo que é amado por Deus. Numa prova, numa entrevista para um emprego. O poder de Deus é mais triunfante e vitorioso que o poder do inimigo, que é quebrado quando o espírito de poder nos é dado por Deus. (Ray Stedman)
Este poder nos é dado quando confiamos em Deus.
Quando confiamos em Deus, deixamos que ele nos leve para frente.
Quando Deus nos leva para a frente (conduzindo-nos), ele nos dá força para caminhar. Para isto o Espírito Santo nos foi dado.
Você se acha fraco?
Eis o que Deus disse a Paulo (e a nós):
“Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Ao que Paulo completa, pela fé:
"Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim". (1Coríntios 12.9)

4
A quarta palavra é
αγαπησ
αγαπησ é o fruto do Espírito (o primeiro da lista de Gálatas 5.22) que lança fora todo medo (1Joao 4.18), medo de ter projetos, medo de viver em comunhão, medo de resolver seus próprios problemas, medo de ousar.
Este a amor deve ser dirigido a nós mesmos. Se somos amados por Deus, porque não nos amamos a nós mesmos?
Este amor deve ser dirigido a nós mesmos. Fazemos isto quando entendemos que não somos nós os únicos que importam. O outro também importa. Começamos a viver quando olhando também para o outro e não apenas para nós mesmos.
Este amor deve ser dirigido a Deus, que nos amou primeiro. Somos capacitados para a vida quando começamos a celebrar o Deus de amor. Quando louvamos a Deus, o foco vai para ele. No caso individual, deixa de ser meu próprio eu, a quem não louvo.
A maior prova de que o Espírito Santo nos habita com plenitude se dá quando nos dispomos o ajudar os outros em seus problemas.

5
A quinta palavra é
σωφρονισμου
σωφρονισμου, que aparece apenas esta vez em todo o Novo Testamento, é autocontrole, moderação, equilíbrio, disciplina.
Não chegamos a lugar algum sem disciplina, um dos 3 D da vida (os outros sendo: desejo e decisão)

Estes dons de Deus nos capacitam para viver.

***

PAULO E TIMÓTEO, homens com ideais

Quando lemos as cartas de Paulo a Timóteo, vemos que Paulo tinha um ideal (ou vocação, se preferirmos):
Em 1Timóteo 1.15-16, lemos:
"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna".
O ideal de Paulo era ser "exemplo" para a fé em outras pessoas, por meio da sua vida e das suas palavras.

Vemos também que Timóteo tinha um ideal:
"Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate" (1Timóteo 1.18).
Timóteo queria combater o bom combate, no seu caso, como um pastor.
"Combate" (στρατείαν) esta é uma boa palavra.
Muitos jovens não têm um ideal.
Você tem um?
Você precisa de um.
Você precisa manter "a chama do dom de Deus que está em você" (2 Timóteo 1.6).
Combata.
Combata bons combates.
Não perca tempo com o que não importa.
A vida é curta.

***

Combata: Deus lhe dá PODER para viver/combater. Confie. Ligue-se no poder de Deus.
Combata: Deus lhe o AMOR dele como a incerteza que você pode levar em todos os momentos da vida na mochila da vida. Combata com amor. Sempre com amor. Com o amor de Deus. Com o amor por si mesmo. Com o amor que o próximo precisa para também viver. Ligue-se no amor de Deus.
Combata: Deus lhe dá DISCIPLINA para avançar rumo à realização dos seus ideais. Ligue-se na DISCIPLINA que Deus põe à sua disposição para realizar seu projeto de vida.

plugins premium WordPress