Ouvi isso de um amigo após um dia de trabalho intenso e de muito desgaste. No caminho para o aeroporto conversamos sobre as pressões enfrentadas e sobre os ganhos obtidos, que foram muitos. Tivemos situações tipo “vou te cutucar até você reagir”. “Quero ver a sua reação, vamos lá, reaja!” “Você está vivo ou está morto?” Graças a Deus nossas reações foram pacíficas, voltadas para o esclarecimento do assunto e nunca levando para o lado pessoal. Difícil fazer isso, mas tem sido parte da nossa rotina, e temos convivido “bem” com isso.
Lembrei-me do Rei Salomão: “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15.1).
No meio da nossa conversa comentei que sou difícil de explodir, mas às vezes isso acontece, e eu não gosto que isso aconteça. Quando acontece é uma coisa muito feia, que nem eu gosto de ver. Aí meu amigo me perguntou: “e por que acontece?”. Respondi: “por que não teve mais jeito, chegou ao meu limite, ou melhor, ultrapassou o meu limite, não deu mais pra segurar, não teve mais jeito.” Imediatamente e instantaneamente ouvi o seguinte: “mas sempre tem jeito”. Sempre tem jeito Richard.
Minha mente voou diretamente para a Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas (5.22): “mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Tudo isso é fruto do Espírito. É um fruto só, não são frutos. Num primeiro momento quando lemos esse versículo dá a impressão que são os frutos do Espírito, que não é um só fruto, que o texto está errado, mas é como se você abrisse uma tangerina: cada gomo faz parte do fruto, o fruto é único.
Note que tudo vem do Espírito Santo de Deus. Sempre tem jeito, quer dizer que é possível ter domínio próprio, ter paciência, ser amável e manso, mesmo no meio das tempestades ou turbulências. O versículo termina dizendo que contra essas coisas (partes do fruto) não há lei. Não há uma coisa rigorosa a ser cumprida, é para ser cumprido com amor e serenidade. E o próprio Espírito que habita em nós é que fará sempre ter jeito, pois Ele está conosco. Não é nosso mérito resistir e sempre ter jeito para todas as situações, mas o agir do Espírito em nós, promove o resultado do seu fruto.
Se realmente cremos assim e buscamos praticar assim, sempre haverá jeito. Não há nenhuma justificativa para não resistir, mesmo quando a pressão for muito grande. Resista sempre. Coisas que tentam tirar a sua paz, a sua tranquilidade, o seu equilíbrio, não vêm de Deus. A Palavra diz assim: “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”. (Tiago 1.13). E continua: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7).
Não há justificativa para não resistir à pressão indesejada. O fruto do Espírito que habita em nós inclui paciência e domínio próprio. Sempre haverá jeito por causa disso. Temos que frear nossa reação e nossa língua. Depois que saiu não tem mais jeito, mas sempre tem jeito de não sair. Jesus disse: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, contamina o homem.” (Mateus 15.11).
Então resistimos, o clima voltou ao normal, conseguir atingir nossos objetivos e traçar os passos seguintes. Se tivesse ocorrido uma explosão, provavelmente teríamos tido alguns abalos na estrutura. A estrutura continua firme e forte, e em pé para prosseguirmos. Adicionalmente, para prosseguirmos em paz. Não que outras pressões não irão ocorrer, mas que deveremos estar preparados para enfrentá-las. Sabendo disso lembre-se que sempre há jeito. Começando em mim. Sempre tenho que me lembrar disso.
Outra coisa que podemos pensar, é que independente da situação que estejamos enfrentando, sempre haverá um jeito. Pode não ser do jeito que estamos pensando, mas sempre haverá um jeito. Não há razão para o desespero. O desespero só irá piorar a situação e a sua saúde física e emocional. Sempre dizemos que Deus tem o melhor para nós. Vamos fazer a nossa parte e descansar nele. Exercício. Boa semana.