Domingo passado ouvi uma mensagem que destacou a importância de nos deixarmos governar por Deus. Sermos governados por Deus. Permitir que ele governe sobre nós. Ouvindo isso me lembrei de uma canção do Grupo “Vencedores por Cristo”, intitulada “No Controle Tu Estás”, que é uma tradução de “You Are In Control”. A letra dessa música diz assim:
És meu pastor e nada faltará
Às águas calmas me levarás
Trazendo paz ao meu viver
E pela mão vais me guiar
Quando no vale eu passar
E eu não temerei
Fazes tudo cooperar para o bem
Pois um plano soberano tens
E Tu criaste quem eu sou
E criaste o que sou
E Tu me amas como sou
Pois no controle Tu estás
Leia com atenção as palavras em negrito. Pense nelas. Isso é uma verdade pra você? Muitas vezes declaramos que o Senhor está no controle, e Ele realmente está. Ele governa o universo. A questão que surgiu é a seguinte: partindo do livre arbítrio que todo ser humano tem, temos deixado verdadeiramente Deus governar a nossa vida? Há uma diferença nisso, em dizer que ele está no controle e que ele governa ou dirige a minha vida. Esse foi o ponto que me levou a pensar e que traga aqui para sua consideração.
Muitas vezes dizemos depender de Deus, mas vamos à frente com nossas ações pensando sempre em “dar uma ajudinha” para ele, a fim de que as coisas aconteçam da forma mais rápida e lógica possíveis. Que dependência é essa? Tenho que exercitar muito nesse sentido. E você? As coisas geralmente não acontecem da maneira que desejamos. Em algumas situações nos vemos defronte desafios e dificuldades. Nesses momentos geralmente perguntamos por que isso está acontecendo comigo? Outros até perguntam: com que finalidade (para que)?
Li agora de manhã Jeremias 12.5, que diz assim: “Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?”
Na versão de A Mensagem, de Eugene Peterson, esse versículo está escrito assim: “Jeremias, se você está cansado nesta corrida a pé com os homens, o que o faz pensar que pode apostar corrida com cavalos? E, se não consegue deixar a razão prevalecer em dias tranquilos, o que vai acontecer quando os problemas correrem solto como o Jordão na época da enchente?”
O texto chama a minha atenção para o preparo que precisamos ter para as diversas situações da vida. Como em Liderança Situacional, é importante adotar um estilo de liderança para cada tipo de situação, incluindo a consideração do nível de conhecimento e preparo de quem vai executar determinada tarefa (o foco é na tarefa a ser executada). Temos nosso conhecimento e experiência, mas isso não serve pra tudo. Precisamos melhorar sempre. Achar nossas lacunas e propor ações para eliminá-las ou minimizá-las.
O que eu preciso fazer para deixar Deus verdadeiramente governar a minha vida? O que ainda falta fazer para que eu possa verdadeiramente declarar que ele está no controle da minha vida. Sabemos que ele está no controle de todas as coisas, mas e da minha vida? E da sua vida?
Momento para parar e pensar nisso, mas não só pensar.
É importante definir os próximos passos. Boa semana.
E-mail: rjv@rjv.com.br Website: www.rjv.com.br