Palavra de Esperança: DEUS DE PROMESSAS

Refletindo: Isaías 43.13

A Bíblia tem promessas para o povo de Israel, mas também traz promessas para as pessoas individualmente. Fazemos bem quando recebemos individualmente as promessas feitas ao povo coletivamente. Fazemos bem também quando nos lembramos que estas promessas são parte do pacto, implicando com isto que nos cabe fazer a nossa parte.
Quando chegamos ao Novo Testamento, as promessas são unilaterais. Deus cumpre integralmente o que nos promete. Nós recebemos sua bênção, mesmo que não cumpramos a nossa parte. A pergunta é: faremos tal coisa?
Bem: infelizmente fazemos, mas não devíamos.
Precisamos, na caminhada da fidelidade, da nossa fidelidade, nos lembrar de algumas verdades que o profeta Isaías grita suavemente aos nossos corações. Primeiro, precisamos saber quem somos:
. Como o antigo Jacó, somos amados por Deus, que nos criou e nos chama pelo nome.
. Como o velho Israel, somos preciosos aos olhos de Deus, que nos faz pessoas dignas de honra (nós que não temos honra alguma).
Segundo, precisamos saber quem Deus é:
. Deus é o único Deus. (Há deuses, feitos pelos homens, sejam seres extraterrestres imaginários, sejam pessoas tornadas heroinas e "endeusadas" por nós, mas Deus, Deus mesmo, só há um.)
. Deus é eterno. Sua palavra é de valor eterno.
. Deus fala.
. Deus age. Quando ele age, temos que nos agarrar a ele e ir junto.