Um novo ano chegou. Uns dizem que ele está nos trazendo 365 novas oportunidades, uma para cada dia; outros dizem que “zeramos” tudo o que ficou pendente no ano passado e que começamos tudo de novo. Novos desafios, novas oportunidades, novas ideias, novas metas, resumindo, tudo novo. Mas parece que as coisas não são bem assim. Há também aquele ditado que diz que a vida continua. Pois é, muitas coisas do ano passado continuarão sendo nossas prioridades e ainda exigirão os nossos esforços para alcançarmos a solução necessária.
Temos várias coisas para continuar, para completar e para iniciar. O primeiro desafio é relacionar isso tudo. Já sei que vamos dizer que não temos tempo para parar e pensar nisso. Um amigo comentou durante as festas de final de ano que tirou um “tempinho” para estabelecer as metas para o novo ano. Uma que ele divulgou é que pretende pedalar em sua “bike” no mínimo 50 milhas (em torno de 90 km). Grande desafio. Realmente é um grande desafio, pois isso requer uma série de preparações (física, organizacional, operacional, equipamento adequado, etc.), além de tempo para se dedicar a isso tudo.
Se não temos tempo para planejar, quanto mais para nos prepararmos para realizar o planejado. Parece que a coisa fica meio no estilo “vamos-que-vamos”, outros dizem que é o estilo “empurrando com a barriga” (que cada dia cresce mais). Não é pra ser assim. Se priorizarmos pensar e planejar, as coisas tenderão a ser realizadas de uma forma melhor estruturada. É preciso criar disciplina para isso. Eu procuro fazer isso. Existem certas coisas que já estão aí e irão requerer nossa atenção contínua. As coisas não vão mudar totalmente da noite para o dia, de forma simplista. É preciso agir.
Então, nesse primeiro desafio (achar um tempo para planejar), nós iremos listar os demais desafios, e daí você poderá eleger aquele que será o seu maior desafio para o próximo ano (ou para os próximos anos). Isso tudo que estou falando é com o meu lado humano, considerando aquilo que eu penso em fazer, aquilo que considero poder fazer, aquilo que está relacionado aos meus “sonhos” e desejos. Mas a coisa não caminha só nesse lado. Como cristãos, cremos que Deus está no controle, que ele coloca em nossos corações os desejos. Precisamos então ouvi-lo.
Vejam alguns versículos bíblicos que li ontem, todos do capítulo 16 do Livro de Provérbios, escrito pelo Rei Salomão, entre 985 e 982 a.C. Use-os para sua meditação e ação:
“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. (v.1-3).
“É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”. (v.8-9).
“Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor. Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte.” (v-20 e 25).
Salomão ainda diz que “muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19.21). Assim sendo, use esses versículos como parte do seu primeiro desafio, a fim de listar os demais e eleger o seu maior desafio. Sendo temente a Deus, tenho procurado refletir num desafio que meu pastor sempre enfatiza a todos nós e que está também explicitado em sua Palavra: ser cada dia mais “santo”, sendo que o sentido de “santo” na Palavra de Deus é “separado para Deus”, ou seja, conhecer e praticar a sua Palavra, buscar um maior alinhamento a ela.
O próprio Deus nos diz: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1.16).
Desejo-lhe sucesso para enfrentar o seu primeiro desafio desse ano e os demais.
Feliz Ano Novo. Sucesso.