REVOLUCIONANDO O MUNDO (Sylvio Macri)

Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui. (Atos 17.6b)

O verbo “alvoroçado” tem sido traduzido, em diferentes versões da Bíblia, como “transtornado”, “agitado”, “virado”, “causado alvoroço”, “causado problemas”, “provocado desordens”, “virado o mundo de cabeça para baixo”. Entretanto, para entender melhor o seu sentido precisamos considerar o contexto, isto é, toda a narrativa do que aconteceu em Tessalônica.

Em primeiro lugar, não é um elogio, mas uma acusação dos inimigos a Paulo e Silas, com fim de impedir o seu trabalho. Tessalônica era uma cidade livre, governada por politarcas eleitos pelo povo e que decidia seus assuntos mais importantes em assembléias populares, daí a menção de que os judeus “reuniram a multidão” e procuravam Paulo e Silas “a fim de entregá-los ao povo”. Era uma tentativa de levá-los a julgamento público.

Em segundo lugar, o mesmo verbo foi usado em Atos 21.38, para referir-se um revolucionário que “provocou uma revolta”. De fato, o verbo tem uma conotação revolucionária, tanto que no versículo 7, Paulo e Silas são acusados de afirmar “haver outro rei, Jesus”, uma acusação de alta traição ao imperador. Outra acusação era a de que os missionários iam contra as leis romanas, propondo desobedecer a ordem de prestar culto ao imperador. 

Em terceiro lugar, Paulo e Silas eram, sim, propagadores de uma revolução; não política, mas moral e espiritual. Certamente seus inimigos tinham ouvido falar dos eventos em Filipos e outras cidades, onde pessoas haviam sido transformadas e libertadas, como a jovem adivinhadora (At.16.16-24). Nesse sentido, a acusação tornou-se um elogio, pois mostra o quanto o testemunho de Paulo e Silas impactava as cidades por onde passavam. 

Assim aconteceu na própria Tessalônica, onde os convertidos abandonaram radicalmente a idolatria (I Ts.1.9), em Corinto, onde imorais, idólatras, adúlteros, homossexuais, ladrões, alcoólatras, etc., foram transformados pelo poder de Deus (I Co.6.11) e em Éfeso, onde os novos crentes fizeram uma grande fogueira com livros de feitiçaria e caiu a venda de imagens de ídolos (At.19.19,26,27). E assim acontecerá no Brasil, se testemunharmos como Paulo e Silas fizeram.

Pr. Sylvio Macri