WATCH (Richard José Vasques)

altPalavra inglesa que pode ser traduzida como observar e tomar cuidado; cuja interpretação eu estendi para vigiar, estar atento. Mantenha-se atento, vigie, observe constantemente o que ocorre ao seu redor, esteja “ligado”. Essa palavra chamou a minha atenção quando li o que Jesus falou em Marcos 13.37 na Nova Versão Internacional da Bíblia em Inglês: “What I say to you, I say to everyone: Watch. Traduzindo: “O que eu digo a você, eu digo a todos: Vigiem.”

Pedro foi uma pessoa que viveu junto de Jesus. Jesus predisse que ele iria negá-lo. Pedro disse que de maneira nenhuma faria isso, que todos poderiam negá-lo, menos ele. Jesus então lhe informou que ele faria isso antes de o galo cantar três vezes.

Jesus também deixou um ALERTA: Vigie e ore para que você não caia em tentação. O Espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14.38). Creio que sabemos e concordamos plenamente com isso. Quantas vezes “pisamos na bola!”

Voltando a Pedro, vamos rever algumas cenas ocorridas com ele:

Criada do Sumo Sacerdote: “Você também estava com Jesus, o Nazareno”.

Pedro: “Não o conheço, nem sei do que você está falando.”

Criada do sumo sacerdote: “Esse aí é um deles.”

Pedro negou novamente.

Os que estavam por perto: “Certamente você é um deles. Você é Galileu.”

Pedro: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando.”

E o galo cantou. Pedro lembrou-se do que Jesus havia dito e chorou. Arrependeu-se. E nós, temos nos arrependido do que temos feito de errado? Temos pensado que podemos estar negando Jesus como Pedro fez? Interessando é que Marcos nos convida a refletir sobre arrependimento. Arrepender-se do que estamos fazendo de errado e também daquilo que ainda não tomamos iniciativa em fazer, principalmente em relação a Jesus.

Paulo nos lembra de que: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” (Romanos 10.9).

“Pois Deus enviou o seu Filho (Jesus) ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” (João 3.17). “Quem crê no Filho tem a vida eterna.” (João 3.36a).

Tempo para reflexão: Watch. Boa semana.