Quarta, 04/09/13 — GÊNESE DA IDOLATRIA

Refletindo: Gênesis 6.4
 
Um dos versículos mais difíceis da Bíblia é o de Gênesis 6.4: "Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos".
Quem eram os nefilins? Eram pessoas de elevada estatura (gigantes). Mais tarde, ainda foram encontrados em Canaã (Número 13.33) até desaparecer. Talvez Golias fosse um desses remanescentes. Eram raros, como são raros ainda hoje. Como em nossos dias, suas presenças sempre provocam curiosidade. São famosos e temidos como heróis.
Eles foram o resultado do casamento entre os filhos de Deus com as filhas dos homens. Pensam alguns que "os filhos de Deus" eram anjos decaídos que se relacionaram sexualmente com as mulheres. Acham outros que eram homens descendentes de Sete que se casaram com mulheres descendentes de Caim.
Pelo contexto de condenação ao pecado, os filhos de Deus eram homens que tiveram relações sexuais com prostitutas sagradas, isto é, com mulheres que serviam sexualmente nos templos pagãos. Nesse caso, o autor lamenta que os homens, mesmo sabendo da abominação que cometiam, pecarem desse modo, idolatricamente.