VIVENDO MELHOR COM A MÚSICA (Ramon Chrystian)

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.” (Sêneca)
 
Quando pensamos em qualidade de vida logo pensamos em algo bom. Quando pensamos em que a música pode nos ajudar na qualidade da vida, obviamente devemos pensar também em música de qualidade. Mas o que é qualidade? Há várias definições, mas pensando em viver melhor com a música podemos definir que qualidade é excelência, virtude, talento. Caráter, índole, temperamento. Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão. (Fonte: Dicionário Michaelis)
Mas para nossa vida como podemos avaliar a qualidade musical? Podemos pensar em vários aspectos, mas para quem é discípulo de Jesus o apóstolo Paulo nos traz algo importante:
 
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8)
 
Essa recomendação de Paulo é completa e nos ajuda a ter parâmetros para avaliar aquilo que ouvimos. Lembramos que música é veículo e devemos nos importar com o tipo de mensagem que estamos deixando entrar em nossos ouvidos.
 
Não coloco aqui em questão o estilo musical, pois a música é arte e expressão humana e essa expressão vai agradar alguns ouvidos e desagradar a outros, mas o conteúdo é de fundamental importância. Então, chegamos ao ponto de grandes discussões: O cristão é proibido de ouvir música secular? Paulo traz outra recomendação:
“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. (1 Coríntios 6:12)
 
Deus não retira do homem o direito de livre escolha, pelo contrário, podemos fazer o que quisermos, porém, nem tudo convém, nem tudo está de acordo com o que Deus deseja para nós. Então, não somos proibidos de ouvir música secular, mas cabe avaliar se a música que estamos ouvindo… é pura? de boa fama? há algo excelente? algo digno de louvor? nobre? correta? Pense sobre isso.
 
Com o advento da internet a música tem ganhado novos rumos. Uma das coisas interessantes é que podemos garimpar um mundo quase que infinito de artistas que colocam sua arte, inclusive de forma gratuita. Milhares possuem produções independentes, alguns tentam seguir os modelos da indústria cultural, mas vários seguem o modelo da arte, da expressão e lançam ricos trabalhos. Acredito que, na maioria das vezes, os melhores artistas não estão na mídia, mas estão no underground  e podemos encontrar muita coisa boa, que inspira e edifica a alma.
 
Então, considere as seguintes recomendações para viver melhor com a música:
 
  • Ouça música de qualidade–  A música de qualidade é aquela que segue os princípios bíblicos, que enobrece a alma, que nos leva pra perto de Deus, que nos ajuda a pensar melhor e a viver melhor.
  • Ouça música sem fazer outra coisa– Um costume que temos é ouvir música como algo secundário: Estudando, correndo, dirigindo, etc. Tire alguns momentos e ouça a música sem fazer outra coisa. Ouça os sons dos instrumentos, a mensagem, os arranjos. Você vai perceber que há muito o que ouvir em uma música de qualidade.
  • Garimpe– Excelentes sites para garimpar boa música: Soundcloud, Noise Trade e Band Camp. Nas redes sociais você também encontrará boas indicações.
  • Leia a bíblia– Por que? Simples… como você vai saber se o que você está ouvindo tem aquelas virtudes recomendadas por Paulo? Você precisa conhecer cada vez mais da palavra de Deus para ter uma referência daquilo que é bom ou ruim para sua vida.
  • Ouça diferentes estilos– Não fique aprisionado a um único estilo, banda ou intérprete. Ouça coisas novas, descubra novos sons, ouça música para te deixar mais calmo ou para te animar, para encorajar e consolar.
  • Estude música– Estudar um instrumento tem um problema: provavelmente você não vai querer parar mais, porque música é muito bom! Começar a tocar um instrumento, descobrir coisas novas é fascinante. Como Lutero dizia: Música é dom de Deus dado aos homens.
 
Viva bem, selecione bem e usufrua do prazer da boa música!
 
RAMON CHRYSTIAN A. LIMA
Reflexões e Música www.letrasonora.com.br