Sábado, 26/07/14 — SOMOS TODOS TEÓLOGOS

Refletindo: Jeremias 22.5
 
Todos temos uma teologia, mas nem sempre temos uma boa teologia. Nós precisamos de uma boa teologia.
Uma boa teologia nos ajuda a compreender o mundo. Toda boa teologia é uma teologia da história, ao pôr ordem no que parece não ter ordem alguma. Enquanto as pessoas viam o fim das promessas de Deus para Israel, o profeta Jeremias (em 587 a.C.) via na desgraça um ponto de partida para a graça, começando com o arrependimento do povo.
Uma boa teologia nos dá esperança. Jeremias tinha uma boa teologia, que lhe ajudou a atravessar a desesperança dos seus dias. Uma boa teologia olha para Cristo: sua vida, sua morte, sua ressurreição, sua ascensão, sua volta, enfim, seu senhorio, mesmo que o faraó Neco grite ou que Nabudonosor ponha um anzol no nariz dos governantes e do povo. A boa teologia sempre nos leva a um coração confidente, ao pormos nossa confiança na Palavra de Deus, uma vez "a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus".
Uma boa teologia nos envolve no processo de mudanças, fazendo-nos pensar como o mundo deve ser e como agir para que ele seja o que sonhamos (Deus e nós).
Para ser boa, a teologia precisa ser bíblica.
Para ser boa, a teologia precisa estar em diálogo com as ciências, sem atitude de subserviência (sob elas) e sem senso onisciência (sobre elas).
Para ser boa, a teologia precisa ser criativa, indo além da repetição, para incluir a inovação e, se for o caso, a radicalidade.
Para ser boa, a teologia precisa ser feita com o coração. Uma boa teologia não é árida, porque é feita também com o coração.
Para ser boa, a teologia precisa ser feita com oração.