JOVENS, SOIS FORTES! (Oswaldo Jacob)

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1João 2.14c).
 
Esta afirmação do apóstolo João é verdadeira. Certamente havia jovens em Éfeso, onde o velho apóstolo havia trabalhado como líder da Igreja. Era uma moçada forte no Senhor, que estava comprometida com a Sua Palavra. João mesmo declara a razão porque os jovens são fortes: “a Palavra de Deus permanece em vós”. Pelo fato da Palavra de Deus permanecer neles, havia vitória contra o Maligno. Não podemos vencer o maligno na força da carne, mas o vencemos como Jesus o venceu, no poder da Palavra de Deus (Mt 4.1-11). Sabemos que todos nós temos três inimigos ferrenhos e mortais: o mundo, a carne e o diabo. Só os vencemos no poder do Senhor. O apóstolo Paulo nos ordena: “Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer” (Gl 5.16,17).
 
Os jovens devem buscar no Senhor, nas Escrituras, a fonte de poder espiritual. Quando se está em Cristo tudo se faz novo (2 Co 5.17). A Bíblia é alimento para a alma; direção para o coração e a revelação para a mente, para a razão. Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz e tem poder para mudar vidas a partir da divisão da alma e espírito. Ela discerne pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12). Os jovens devem estar fortes no Senhor para enfrentar e vencer a pornografia, a prostituição, os jogos  violentos, as baladas, as más companhias, as lutas da carne, os vícios, a ética relativa, a imoralidade, os  jogos de azar e tantos outros apelos da carne. Jovens, o mundo tem um enorme supermercado de coisas destrutíveis com uma variedade imensa. João diz que “o mundo jaz (está) no maligno” (1 João 5.19). O jovem Daniel é um exemplo a ser seguido, pois o texto diz: “Resolveu Daniel firmemente não contaminar-se com as iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (Dn 1.8). Todos nós sabemos o resultado maravilhoso da sua decisão. O jovem Daniel desagradou os homens, mas honrou o seu Senhor.  Devemos viver para o Senhor e para o Seu inteiro agrado!
 
 O Senhor Jesus chama os jovens para segui-lO e servi-lO neste mundo para fazerem toda a diferença. “Então disse Jesus aos Seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á. Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai,  com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mt 16.24-27). Saibam os jovens  que "a sua luta não é contra sangue e a carne, e sim  contra os principados e potestades, contra os  dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6.12). A luta demanda preparo espiritual na Palavra de Deus e na oração. Nas Escrituras, Ele fala às entranhas e, na oração, nós falamos com Ele. Assim como precisamos de alimento físico saudável para ficarmos em pé e trabalharmos, agindo dinamicamente, é verdade também que precisamos de alimento espiritual para nos sustentar espiritualmente.  Vivermos uma vida espiritual saudável, agradável ao Senhor. Jesus é Suficiente para suprir todas as nossas necessidades. Ele é toda a nossa  suficiência. Nele está todo o nosso contentamento. Paulo ensina que “nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Cl 2.3). Então jovens, não se esqueçam: a sua força não está no seu vigor físico e mental, mas  no Senhor, nAquele  que tem todo o poder nos céus e na terra!