ENFRENTANDO O SEU PROBLEMA (Richard José Vasques)

Pr. Israel começou sua reflexão no último dia do Bom Dia Amigo desse ano, perguntando: “Como foi o seu ano?”.  Com certeza tivemos alegrias e tristezas, mas o fato de estarmos chegando ao seu final é objeto de gratidão a Deus: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

O que plantamos e o que deixamos de plantar? Nem tudo o que recebemos foi plantado por nós, mas devemos plantar sempre. Lance a sua semente. A colheita não depende exclusivamente de nós. Lance. Em outras palavras, sigamos em frente, não desanimemos.

Devemos estar atentos ao que Deus nos diz em Sua Palavra. Seremos bem-sucedidos na obediência. Quem obedece colhe frutos agradáveis. Seja assim em 2015 para todos nós.

Ontem à noite lembrei-me do texto do Capítulo 20 do 2º Livro das Crônicas, onde Josafá, rei de Judá, derrota Moabe e Amon. Vale a pena ler o texto todo. Tentei fazer um resumo pra você:

Disseram a Josafá: “um exército enorme vem contra ti.” Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor, orou e disse: “Senhor, não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.” O Espírito do Senhor falou então a Jaaziel: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme, pois a batalha não é de vocês e sim de Deus. Saiam amanhã para enfrenta-los, e o Senhor estará com vocês. Tenham fé no Senhor, o seu Deus e vocês serão sustentados.” Josafá nomeou alguns homens para cantar louvores ao Senhor: “Deem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre.” Quando começaram a cantar, o Senhor preparou emboscada para os inimigos e eles foram todos derrotados. Quando os homens de Judá foram para o lugar da batalha, viram somente cadáveres no chão – onde estava o imenso e poderoso exército inimigo? Totalmente destruído.

 

Com base nesse resumo e considerando o imenso exército como aquele PROBLEMA que estamos enfrentando, podemos concluir que:

 

1.     Temos que ter ciência do nosso problema, daquilo que nos aflige. Precisamos defini-lo claramente para poder enfrenta-lo.

2.     Pode ser que não tenhamos condições nem força de fazer isso, como Josafá reconheceu no caso deles.

3.   Temos que submetê-lo a Deus, apresentar ao Senhor o nosso PROBLEMA. Devemos buscar socorro em Deus. Aliás, devemos fazer isso     sempre, em todas as nossas situações e ações – buscar sempre a orientação e a direção do Senhor.

4.     Precisamos crer que Deus nos ouve e que intercede por nós (fé e conhecimento da Sua Palavra).

5.     Cante louvores a Deus, busque tornar alegre o seu dia, apesar das circunstâncias. “Alegrai-vos sempre, diz o Senhor.” Muitas vezes isso não é fácil, mas é parte do exercício.

6.     A vitória de Josafá não foi dele, e sim de Deus. O povo de Judá não precisou lutar nessa batalha. Isso não quer dizer que não devamos fazer a nossa parte. Sim, temos que fazer a nossa parte, mas também precisamos entender que é Deus quem está no controle, e que Ele age como deseja, no tempo dele.

7.     Você pode superar o seu problema simplesmente com uma ação direta de Deus, se Ele assim desejar. Creia, busque ao Senhor, Ele te orientará.

Deus o abençoe. Feliz 2015, na presença do Pai.