Terça, 17/02/15 — EXIGÊNCIAS DA SANTIDADE

Refletindo: Êxodo 19.10
 
Para ouvir a voz de Deus, além de atenção, alguns cuidados devem ser tomados.
Deveria haver um tempo ("três dias") de preparo, tempo para reflexão, tempo para a meditação, tempo para o arrependimento, tempo para a decisão.
As roupas deviam ser lavadas. Como estavam no deserto, estavam sujas do pó da terra. Deus não é da terra, mas do céu. 
Os limites deviam ser respeitados. Deus estabeleceu os limites, dos quais o povo não poderia passar, para entender que ele não um deus qualquer, mas radicalmente diferente deles. 
Os atos sexuais precisavam ser evitados, como uma forma de separação, separação para Deus, que é o sentido de consagração. 
Um culto prestado a Deus é prestado para agradar a Deus, não os que cultuam.
Nele, Deus nos fala e tudo aquilo que nos  desvia a atenção dele deve ser evitado, se queremos receber o máximo dele mesmo.
Naquele tempo em que os deuses podiam ser tocados, Deus se mostra diferente, para que as pessoas pudessem se relacionar com ele de outro modo.
Mais tarde, Jesus revelou uma outra face de Deus, que continua totalmente diferente de nós, mas pode ser visto. Vemos a Deus quando olhamos para Jesus Cristo.
Com as recomendações do Antigo Testamento, somos lembrados da seriedade de nosso relacionamento com Deus. Ele é santo e nós devemos ter o mesmo desejo.