GILGAL (Sylvio Macri)

“Então o Senhor disse a Josué: Hoje tirei a humilhação do Egito, de modo que aquele lugar se chama Gilgal, até o dia de hoje.” (Josué 5.9).
 
Gilgal foi o primeiro lugar onde os israelitas acamparam ao cruzarem o rio Jordão, e tornou-se o centro das operações de conquista da terra prometida, como se pode ver na sequência do livro de Josué. Mais tarde foi o local da coroação do rei Saul, bem como da sua rejeição por Deus. Também foi um centro de treinamento para os discípulos dos profetas Elias e Eliseu. Com a divisão do reino de Israel, tornou-se um centro de idolatria do reino do Norte. O nome Gilgal significa “círculo”, numa alusão a um círculo de pedras erguido pelos cananeus para práticas idolátricas. Por essa razão é o que o Senhor ordenou a Josué que construísse ali um memorial com pedras retiradas do leito do rio Jordão, com o fim de neutralizar tais práticas.
 
Foi em Gilgal que Josué, por ordem de Deus, circuncidou todos os israelitas sobreviventes da peregrinação no deserto e celebrou a primeira páscoa. Foi ali também que cessou o maná e os israelitas passaram a se alimentar dos produtos da terra prometida. Como a palavra também pode ser derivada do verbo hebraico galal, que em português significa “afastar”, o mesmo verbo é usado no versículo acima transcrito, para registrar que finalmente fora afastada “a reprovação ou a desgraça de toda a adoração dos ídolos egípcios e do desejo pelos produtos egípcios ainda existentes em seus corações.” (Dicionário Bíblico Wycliffe, verbete “Gilgal, CPAD, RJ, 2006, p.868).
 
A circuncisão era o símbolo da aliança de Abraão com Deus e do pertencimento de uma pessoa à comunidade de Israel. Era o ritual prévio necessário para que fosse celebrada a páscoa. Todos os circuncisos, com exceção de Calebe e do próprio Josué, haviam morrido no deserto, porque haviam falhado em sua missão de conquistar a terra prometida.  A nova geração, que não tinha sido circuncidada, agora tinha a oportunidade de cumprir essa missão. Mas para isso precisava renovar sua aliança com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, por meio da circuncisão. Israel podia, agora, herdar a terra de Canaã. Pois, ao contrário do que ocorrera em Horma, Deus novamente lutaria por ele (veja Nm.14.40-45).
 
Pr. Sylvio Macri