A OBEDIÊNCIA COMO FATOR DE SUCESSO (Sylvio Macri)

“Como o Senhor ordenara a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué, e assim Josué o fez; e de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés nada deixou de fazer.” (Josué 11.15).

Ninguém espere ser bem sucedido na obra do Senhor sem obedecer à sua Palavra. A disciplina em cumprir o que o Senhor ordenou, por mais prosaico que possa parecer, é importante para que as coisas deem certo. Às vezes supomos que Deus não se importará com detalhes, mas o texto acima diz “que de tudo o que o Senhor ordenara nada (Josué) deixou de fazer.” Em outras palavras, é preciso levar Deus a sério. No episódio de Acã, o povo percebeu isso claramente. Acã pode ter pensado: Deus não vai se importar com alguns poucos objetos de valor, quando uma quantidade tão grande está sendo recolhida para o seu tesouro. E deu no que deu (Veja Josué 7).

Neste mesmo capítulo, lemos: “Assim Josué tomou toda esta terra, conforme tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a como herança a Israel, dividindo-a segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra.” (Js.11.23). Portanto, o objetivo foi alcançado, mas somente porque Josué obedeceu a tudo o que o Senhor ordenou, não se desviando nem para a direita nem para a esquerda, conforme o próprio Deus lhe recomendara no início da jornada. Justamente são os pequenos desvios de percurso que, por acúmulo, tornam-se um grande problema e, às vezes servem de justificativas para grandes desvios. Quando percebemos, estamos encalacrados e a vaca já está indo para o brejo.

Além disso, obedecer simplifica as coisas, e desobedecer complica-as. Ora, se Deus é perfeitamente sábio, e nos mandou fazer alguma coisa, não é muito mais racional e simples fazer do modo dele, pois a probabilidade de sucesso é de cem por cento? Vejam bem, estamos falando que fazer do modo de Deus é mais simples, mas não que é mais fácil ou mais agradável. Por exemplo, se você quer um alto nível de espiritualidade, precisa dedicar tempo à oração e à leitura e meditação da Palavra de Deus. Simples, não? Porém, como achar tempo para isso em meio à agitação permanente em que vivemos?  Entretanto, sinto dizer-lhe que, nesse caso, como em todos os outros, não há alternativa: é obedecer ou fracassar.

Josué provou que obediência é um grande fator de sucesso.

Pr. Sylvio Macri