“No vigésimo sétimo ano de Asa, rei de Judá, Zinri reinou sete dias em Tirza.” (1Reis 16.15).
Elá, segundo rei de Israel, era filho de Jeroboão, que liderando as antigas tribos do norte rebelou-se contra a opressão promovida pelo rei Roboão, e fundou o reino de Israel, também conhecido como reino do Norte. Mas o reino de Israel, por ser mal nascido, teve uma existência turbulenta desde o início, principalmente porque Jeboroão, com medo de perder súditos para Judá por causa do templo de Jerusalém, construiu dois santuários, um em Betel outro em Dã, e instituiu neles a idolatria, por meio da adoração a bezerros de ouro que mandou esculpir.
Zinri era um dos chefes militares de Elá que, devido à fragilidade do rei conspirou contra ele e, após matá-lo, tomou-lhe o reino. Ocorre que Onri, que era o comandante do exército, também proclamou-se rei. Por isso, sete dias depois de tomar o trono, Zinri suicidou-se, por medo de Onri. Este teve que enfrentar outro adversário, Tibni, ao qual matou e assim assumiu todo o reino. Isso tudo em um prazo de poucos tempo. Mais tarde temos outro caso parecido, quando Zacarias reinou por apenas seis meses e Salum por apenas um.
O reino do Norte, ou de Israel, durou pouco mais de duzentos anos, e durante esse período teve vinte reis, cada um pior do que o outro. Aos poucos levaram a nação a uma degradação tal, que não restou outro jeito ao Senhor senão destruí-la em 722 A.C., por meio dos cruéis conquistadores assírios, que, além de adotar uma política de terra arrasada, tinham a prática de deportar as populações conquistadas. Assim, as antigas tribos israelitas do norte virtualmente despareceram.
O fato de alguém reinar por apenas sete dias é demonstração da miséria moral e espiritual desse povo, em virtude de seu afastamento de Deus. E não foi falta de aviso, pois Deus já dissera pessoalmente a Salomão: “Se vós e vossos filhos de algum modo vos desviardes e não me seguirdes, nem guardardes os meus mandamentos e os meus estatutos que vos tenho proposto, mas decidirdes cultuar e adorar outros deuses, então exterminarei Israel da terra que lhe dei.” (1Rs.9.6).
Como diz o apóstolo Paulo: “Não vos enganeis: Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá.” (Gl.6.7).
Pr. Sylvio Macri