Salmo 23
Pai, Tu és o meu Pastor supremo, absoluto e perfeito e a Sua companhia me supre de tudo o que preciso, pois o Senhor me concede a força e a inteligência para trabalhar dignamente. Motivas em mim o arrependimento quando eu errar. Isto porque reflito sobre o Teu grande e incomensurável amor e a Tua severidade na aplicação da Tua justiça em Cristo Jesus, Senhor nosso.
O Senhor é o meu Pastor e, por isso, tenho alegria acima das circunstâncias. Tu me dás a fé como presente e ela Te agrada, pois “sem fé é impossível agradar-Te” (Hb 11.6).
Tu me alimentas a cada dia e me levas às águas cristalinas, refrescantes e tranqüilas para me dessedentar. Para recompor as minhas forças físicas, emocionais e espirituais.
Tu me ensinas a amar os que não me amam, a perdoar os que me ofendem e a bendizer os que me maldizem.
Tu me proporcionas uma auto-percepção saudável. Tu me conduzes à maturidade, à semelhança do Teu Filho Jesus.
Tu me revelas por Tua Palavra que a Tua graça que me basta, pois o “teu poder se aperfeiçoa na minha fraqueza (2 Co 12.9,10).
Como Pastor perfeito, me dás a visão das necessidades do próximo para atendê-las com amor e discernimento.
Em Ti, Senhor, tenho o descanso e aprendo a esperar na Tua misericórdia.
Tu não me deixas faltar o pão de cada dia. A Tua provisão é abundante.
Senhor, Tu me concedes paciência para responder positivamente as provações, as agruras da vida e as circunstâncias difíceis.
De Ti mesmo recebo a mansidão para submeter-me à Tua soberana vontade. Tenho de Tua parte a longanimidade para lidar com relacionamentos difíceis, complicados e estressantes.
Por seres o meu Pastor, tenho a paz no coração no meio das tempestades da vida. Foi esta mesma paz que Jesus prometeu aos Seus (João 14.27).
O Senhor é o meu Pastor e não me faltará a sinceridade nos meus relacionamentos, pois Tu não Te agradas e nem usas pessoas com o coração dobre, com hipocrisia.
Debaixo da Tua liderança, tenho discernimento espiritual, isto é, sou agraciado com a capacidade de olhar para dentro do espírito das coisas.
Por Ti mesmo tenho proteção, segurança plena. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque Tu estás comigo, a Tua presença me consola e me traz segurança absoluta, e ninguém poderá me separar do Teu amor que está em Cristo Jesus, Salvador (Rm 8.38,39).
Tu permites que eu sofra e me dás a medida certa para suportar.
Senhor precioso, a Tua justiça é perfeita e, portanto, infalível.
O Teu amor, Pai, é incomparável.
O meu louvor será sempre para Ti. Que em tudo que eu pense, sinta e venha fazer, o Teu nome seja glorificado!
Por causa da obra de Cristo, habitarei na Tua Casa por toda a eternidade.