CARROS E CAVALOS (Sylvio Macri)

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos, mas nós invocaremos o nome do Senhor nosso Deus.” (Salmo 20.7).

Este salmo é uma oração por sucesso na guerra. Podemos imaginar a cena: o rei, seus generais e seus soldados estão partindo para uma expedição, mas antes vão ao santuário para pedir ao Senhor que os proteja e lhes dê a vitória. Certamente um sacerdote, se não o sumo sacerdote, faz uma oração pelo rei e seus comandados. É uma belíssima oração de guerra, em que o nome do Senhor é invocado várias vezes. Estão bem treinados, bem armados, planejaram sua estratégia, mas todos ali sabem que nenhuma batalha será vencida sem a ajuda de Deus.

Carros de guerra e cavalos de batalha eram o que havia de mais moderno e mais poderoso em termos de equipamentos de guerra na época em que foi escrito este salmo. Foram os itens em que Salomão mais investiu para a defesa de Israel, como registra o livro de 2Crônicas: “Salomão reuniu carros e cavaleiros; tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros. E os colocou nas cidades dos carros e junto de si, em Jerusalém.” (2Cr.1.14). Um exército com esses equipamentos era muito temido.

Este exército do salmo 20, porém, declara: Não confiaremos em carros nem em cavalos, mas na força salvadora da destra do Senhor. É em seu nome que hastearemos nossas bandeiras. Não quer dizer que não estamos prontos para a batalha, nem que não temos nenhum plano e que não temos um objetivo. O que queremos dizer é que, seja na paz ou seja na guerra, vivemos pela fé no Senhor Todo-Poderoso. Lutaremos como se tudo dependesse de nós, mas oraremos e confiaremos como se tudo dependesse de Deus.

Na experiência de cada um de nós surgem muitos “carros e cavalos”, nos quais somos tentados a confiar. Quais são os seus? Faça como fizeram os personagens deste salmo: desconfie deles. “Porque é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Fp.2.13).

Pr. Sylvio Macri