DEUS É HOSPITALEIRO (Sylvio Macri)

“Junto aos teus altares, até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde possa proteger seus filhotes, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.” (Salmo 84.3).

Por trás da belíssima poesia deste versículo temos a informação de que a casa de Deus era frequentada por passarinhos. Os três átrios do templo de Jerusalém – o dos homens, o das mulheres e o dos estrangeiros – eram amplos e ficavam a céu aberto, sendo propícios para que os pardais viessem ali saltitar em busca de alimento. O telhado do templo tinha longos beirais, uma excelente localização para os ninhos das andorinhas. Deus é tão hospitaleiro que em sua casa há lugar até para os pardais e as andorinhas.

Jesus disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito; pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim, para que onde eu estiver, estejais vós também.” (Jo.14.2,3). Podemos morar hoje num barraco na favela, mas Deus, cuja hospitalidade é incomparável, está preparando mansões eternas para nós morarmos, no céu.

Aliás, o autor da Carta aos Hebreus nos informa que Deus já nos preparou uma cidade inteira. Falando dos heróis da fé do passado ele diz que “eles declararam ser estrangeiros e peregrinos na terra” e “agora almejam uma pátria melhor , isto é, a celestial. Por isso, também Deus não se envergonha deles, nem de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” (Hb.11.13b,16).

O filho pródigo, longe de casa e passando fome, lembrou que na casa do seu pai até os empregados tinha fartura de comida. Voltou para casa e foi recebido com banquete, música e dança (Lc.15.11-32). O hino 231 do Cantor Cristão diz: “Do país distante, onde tu não tens pai, nem pão, nem casa. Vem, filho, vem! Tu serás bem vindo no celeste lar, Deus o beijo de perdão te espera dar.”

O Deus da imensa graça está à porta da sua casa, pronto para receber você.

Pr. Sylvio Macri