VEM, ESPÍRITO SANTO

Entre os parágrafos ditos por Jesus pouco antes de sua morte, está este:
 
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro Conselheiro
para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.
O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece.
Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês".
(João 14.15-18)
 
A promessa repetida ("pedirei" e "voltarei") se cumpriu. Em algum momento, já com o Pai no céu, o Filho Lhe pediu para enviar aos discípulos o Espírito Santo. O capítulo 2 de Atos registra o atendimento ao Seu pedido. Naquele dia, Pedro e os demais primeiros discípulos falavam em aramaico (ou hebraico) e os falantes dos diferentes idiomas ali presentes ouviram em suas próprias línguas sem intérpretes. (Assim, portanto, o dom de línguas neste caso não é o mesmo que seria dado à igreja no futuro, ainda ao tempo apostólico, como lemos em Atos 19.6 e 1Coríntios 12.10).
A partir desta experiência, os discípulos passaram a ser guiados pelo Espírito Santo. Ser guiado pelo Espírito Santo é ser por Ele orientado, na tomada de decisões; é ser aconselhado, com palavras exclusivas para o momento difícil; é ser consolado, na hora do desânimo; é ser confortado, na hora da perda; é fruir paz interior profunda em meio às tormentas; é ser levado a viver de modo espiritual, em termos de alegria, amizade, entre outras marcas.
Os primeiros discípulos viram a promessa se realizando em suas vidas.
Nós, os discípulos de hoje, podemos ver a promessa de uma vida guiada pelo Espírito Santo.
Esta é uma promessa exclusiva para os  discípulos de Jesus. Não é para o mundo, isto é, não é para todos, mas para os que oram ao Espírito Santo pedindo: 
— Vem.
O mundo (as pessoas que não se renderam a Jesus) não tem o Espírito Santo porque não crê em Jesus, mas apenas em si mesmo, em seu poder, força e mérito. Quem crê em Jesus renuncia a esses princípios e se entrega ao poder, à força e ao mérito de Jesus.
Uma vida realmente espiritual começa com o desejo de viver de modo espiritual. O próprio Espírito nos convida a esta boa vida.
Uma vida realmente espiritual é desenvolvida por meio da obediência às palavras de Jesus. Quem ama a Jesus diz que o ama e lhe canta músicas. Quem ama a Jesus leva a sério o que ele diz porque sabe que suas palavras são de vida.
Quem ama a Jesus tem o Espírito Santo presente de modo constante em sua jornada. O Espírito Santo nunca se retira daquele que, amando a Jesus, obedece a Jesus.
 
ISRAEL BELO DE AZEVEDO