Sábado, 19/03/16 — PAZ É SERENIDADE

Refletindo: João 14.27
 
A paz de Jesus cria condições para a serenidade diante dos conflitos. Essa é feita de confiança, esperança, sabedoria, equilíbrio.
Um cristão é sereno. Diante dos conflitos, tem a oportunidade de desenvolver a sua confiança. Diante dos problemas, alimenta-se de esperança. Ao passar pelas dificuldades, sua sabedoria se robustece. Em meio às pressões, consegue o equilíbrio.
Em termos ideais, assim deveria ser.
O cristão sabe que o socorro sempre virá. O nosso socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
O cristão sabe que a história, quando terminar, vai revelar apoteoticamente um vencedor: Jesus Cristo.
O cristão sabe que tem na Palavra de Deus um tesouro de sabedoria que pode consultar para tomar suas decisões.
O cristão sabe que não está sozinho, porque Deus nunca o deixa.
No entanto, nem sempre “saber” se torna “viver”. Sem nos tornarmos vítimas da presunção, devemos continuar celebrando nossa confiança e esperança e buscando a sabedoria e o equilíbrio.
Quando temos um problema, temos dois. Um é o problema real, que nos aflige. O outro é nossa atitude diante do problema, atitude que vai determinar nos conduzir para a vitoria ou para a derrota. A paz de Jesus é uma capacidade, dada pelo Espírito Santo, para lidarmos com o problema, sem fugirmos dele e sem nos desesperarmos com ele. A paz de Jesus é uma sabedoria que se alimenta da confiança na graça de Jesus.
Quem quiser paz precisa olhar para Jesus, que não olha para Pilatos e não quer ser como Pilatos; não olha para Herodes e não quer ser Herodes.
Quem olha para Jesus percebe um homem que foi afligido, como ninguém o foi na terra, mas venceu. Quem confia nEle vence também, sabendo que nada pode separar de Jesus aquele que confia em Jesus. Quem espera nEle é fortalecido com o poder da coragem. Que ouve as Suas palavras sabe como decidir. Quem O segue encontra equilíbrio.