O filósofo Voltaire escreveu que a "amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. (…) Os maus não atraem mais que cúmplices. Os voluptuosos carreiam companheiros de devassidão. Os interesseiros reúnem sócios. Os políticos congregam partidários. O comum dos homens mantém relações. Os príncipes têm cortesãos. Só os virtuosos possuem amigos!"
Somos virtuosos?
Todos sabemos que precisamos de amigos: de ter amigos e de ser amigos.
Por que temos tão poucos amigos e somos tão pouco amigos?
Se a sugestão de uma personagem do escritor Antoine de Saint-Exupéry está correta, não queremos gastar tempo fazendo-os:
"Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa" (SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. Tradução de D. Marcos Barbosa. 48ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000, p. 68-74.)
Como escreveu Henri Nouwen, aqueles que a quem amamos intensamente tornam-se parte de nós. Quanto mais vivermos, maior será o número de pessoas a serem amadas por nós.
Amizade tem a ver com gratidão, cortesia, cultivo, companheirismo, fidelidade, tolerância, ternura, amor.
À medida que amamos profundamente, nosso coração vai se abrir mais e mais, regozijando-se pela abundância de frutos que vamos colhendo.
Amizade tem a ver com plantar roseiras.
Se este é o jardim que queremos ver formado, saibamos menos, critiquemos menos, tenhamos menos razão, sejamos menos chatos, exijamos menos, odiemos menos, aprendamos mais, abracemos mais, perdoemos mais, agradeçamos mais, ofereçamos mais, vivamos a vida com suas belezas, uma das maiores sendo a do encontro. [CONTINUA]
Boas amizades
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
_________________________
Quer ouvir este BOM DIA pela voz de Israel Belo de Azevedo?
Baixe o aplicativo MINHA JORNADA e ouça não apenas o BOM DIA, mais as MEDITAÇÕES BÍBLICAS e outras seções exclusivas do aplicativo.
Se o seu smartphone (celular) usa o sistema operacional ANDROID, clique na imagem do Google play para baixar.
Se usa iOS (iPhone), clique na imagem da App Store.
_________________________
REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.